Prefeitura ilumina Igreja Presbiteriana e valoriza arquitetura histórica no Centro de Curitiba
A Igreja Presbiteriana, no coração do Centro, na Rua Comendador Araújo, acaba de ganhar destaque com um novo sistema de iluminação que valoriza sua arquitetura e legado. Com projeto elaborado para realçar a construção inaugurada em 1895, a obra integra o Programa de Iluminação Cênica e de Destaque de Monumentos e Prédios Históricos da Prefeitura.
A edificação começou a ser construída em 1893 e foi concluída em 1895 e se tornou um dos mais importantes templos presbiterianos da capital paranaense. Recebeu missionários de diversas partes do país e foi palco de momentos significativos, como os primeiros batismos de crianças nascidas em famílias presbiterianas de Curitiba, realizados em 1896 — marco da consolidação da fé reformada na cidade.
A nova iluminação foi pensada para valorizar cada detalhe arquitetônico do templo, com tecnologia LED de baixo consumo e alta eficiência. O projeto combina diferentes tipos de luminárias e efeitos de luz para dar profundidade à fachada que chama a atenção por elementos simbólicos, como a Bíblia aberta em mármore branco, com a inscrição “A Palavra de Deus”, e a frase “Vinde, adoremos ao Senhor nosso Deus, porque a sua misericórdia é para sempre”, na janela central.
Valorização dos detalhes
Foram instaladas luzes embutidas no piso (chamadas de lineares, que criam uma base luminosa suave ao redor do edifício) e refletores voltados para cima (efeito wall washer uplight, que lava a parede com luz de baixo para cima, destacando o relevo e os detalhes). Também foram usados projetores para valorizar elementos específicos, como a torre principal, o frontão de entrada, os nichos e as inscrições da fachada. No ponto mais alto, uma luz direcionada realça a escultura da Bíblia — marca registrada dos templos presbiterianos.
A seleção das cores de luz, com contraste entre tons neutros e frios, seguiu critérios técnicos e artísticos para destacar a volumetria da construção sem descaracterizá-la. O trabalho foi executado pela Engie, empresa responsável pela concessão administrativa da iluminação pública de Curitiba, com coordenação da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).
“A cada nova entrega, reforçamos nosso compromisso com a valorização do patrimônio histórico. Essa igreja é um ícone para a cidade e merecia esse cuidado especial”, disse o secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur.
História por meio da luz
De acordo com o diretor do Departamento de Iluminação Pública, Tony Malheiros, cada projeto do programa é único. “A gente estuda a história, a função e os detalhes de cada prédio. Não se trata só de iluminar, mas de contar uma história por meio da luz”, explicou.
Responsável pelo templo, o reverendo Juarez Marcondes Filho, pastor efetivo da Igreja Presbiteriana de Curitiba, ressaltou a importância simbólica e histórica da nova iluminação para a comunidade. Segundo ele, a edificação é o templo presbiteriano original mais antigo do Brasil, com 137 anos de existência.
“Esse realce da iluminação acrescenta mais relevo à nossa importante história de fé. Ficamos muito felizes e gratos ao município pelo carinho, atenção e cuidado ao nosso templo, pelo projeto executado de iluminação cênica que conseguiu realçar as características que compõem as marcas da nossa fé, sendo relevante na sociedade através da ação social e da educação, ao lado da evangelização”, afirmou o reverendo.
Além de revitalizar monumentos emblemáticos, a modernização da iluminação pública segue em ritmo acelerado também nos bairros, com a substituição das luminárias convencionais por LED. O objetivo é garantir mais segurança, economia e bem-estar à população curitibana.