Jovens do Paraná discutem e colaboram com propostas para o Plano Nacional da Juventude
Mais de 300 jovens de 15 a 29 anos, de todo o Paraná, além de representantes da sociedade civil, gestores públicos e lideranças de diversos setores do Estado se reuniram nesta sexta-feira (09), no Canal da Música, em Curitiba, para discutir o Plano Nacional da Juventude, que está sendo elaborado de forma participativa com reuniões realizadas em todos os estados. O evento fez parte da Caravana das Juventudes, realizado pelo Conselho Nacional da Juventude (Conjuve), em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef).
A Caravana percorre todos os estados para coletar colaboração à construção de políticas públicas voltadas para a faixa etária. A ação, que marca os 20 anos da criação da Política Nacional de Juventude, tem o objetivo de envolver a sociedade na luta pela aprovação de um Plano atualizado e que atenda às necessidades e demandas da nova geração.
Além de debater os principais pontos do Plano, o evento teve o objetivo de incentivar o engajamento na construção de políticas públicas, promovendo o protagonismo juvenil. A programação incluiu um ato público para ouvir as demandas, além de atividades culturais. Os participantes tiveram a oportunidade de dialogar, aprender e se envolver na construção de políticas que impactam no desenvolvimento da faixa etária.
Entre outras questões, os participantes discutiram maneiras de evitar o êxodo rural de jovens, buscando estratégias para mantê-los no campo. Também foi destacada a importância na melhoria da qualidade da educação e da qualificação profissional, essenciais para motivar os jovens e garantir-lhes oportunidades no mercado de trabalho e de realização pessoal.
Os jovens também sugeriram criação de programas específicos voltados à saúde mental da faixa etária, reconhecendo a necessidade de apoio emocional e psicológico. Eles propõem mais espaços na política para atendimento de suas demandas, além da ampliação dos grêmios estudantis, considerados importantes canais de participação e representação.
“É o momento de reforçar o compromisso em promover o protagonismo juvenil e fortalecer as políticas públicas voltadas aos jovens”, avaliou o secretário estadual do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni. “A Caravana das Juventudes é uma oportunidade única de diálogo, aprendizado e engajamento. Estamos satisfeitos em ver tantos jovens, gestores e lideranças reunidos para celebrar e construir um futuro mais inclusivo e participativo. Aqui vemos a importância das políticas para a juventude, por isso estamos estimulando sua participação na política”.
Carboni mencionou políticas públicas do Governo do Estado do Paraná voltadas para esta parcela da sociedade. Entre elas estão os Centros das Juventude, onde são oferecidas a pessoas de 15 a 29 anos atividades de cultura, lazer, preparação para o mercado de trabalho, além de cursos de capacitação profissional. Atualmente o Estado conta com 28 unidades.
Outra ação é Programa Bolsa Agentes da Cidadania, que, por meio de auxílio financeiro de R$ 400, incentiva que jovens em situação de vulnerabilidade passem a atuarnos Centros de Juventude para, sob acompanhamento e orientação profissional, desenvolverem atividades junto aos outros adolescentes e jovens.
COLHER IDEIAS – Também presente do evento, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, destacou que o Caravana das Juventudes foi criado para reunir opiniões. “Estamos aqui para colher as ideias e ouvir os jovens do Paraná. A juventude quer estudar, quer trabalhar e quer ter oportunidades. Queremos conversar e escutar propostas do que devemos fazer para fortalecer nossas políticas públicas”, disse.
Já o secretário Nacional de Juventude, Ronald Luiz dos Santos, avaliou que o evento é necessário para escutar pontos das demandas dos jovens. “A construção do Plano Nacional será feita através das mãos da juventude paranaense”, afirmou. O secretário-geral do Conselho Nacional de Juventude, Rodrigo Vanderlei, concordou. “Este evento celebra o passado, o presente e o futuro. Vamos olhar para os problemas de hoje pensando no futuro e na construção do Plano Nacional da Juventude”, ressaltou.
Para a presidente do Conselho Estadual da Juventude (CEJUV), Rulianna Caldeira, é necessário a ocupação dos locais de debate. “Ser jovem é ter a ousadia para colocar a realidade da juventude no centro das políticas públicas”, concluiu.
COMEMORAÇÕES – A Caravana das Juventudes celebra as duas décadas da Política Nacional de Juventude, instituída pela Lei nº 11.129/2005, que criou a Secretaria Nacional de Juventude, o Conselho e o Plano Nacional de Juventude. As iniciativas garantem direitos, oportunidades e protagonismo para os jovens brasileiros.
Além disso, a Caravana celebra os 13 anos de criação do Estatuto da Juventude no Brasil, instituído pela Lei nº 12.852/2013, que dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude.
O Estatuto estabelece o dever do Estado na garantia dos direitos para as pessoas com idade entre 15 e 29 anos, distribuídos em 11 eixos diferentes. O documento assegura que os jovens têm direito à diversidade e à igualdade de garantias e de oportunidades. Também concede o direito à meia-entrada, à meia-passagem, a regulamentação do Sistema Nacional da Juventude, programas de saúde específicos para as juventudes, entre outros.
PRESENÇAS – Também participaram do evento o secretário Municipal do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba, Professor Euler; a deputada estadual Ana Júlia Ribeiro, além de prefeitos, vereadores, lideranças políticas da juventude de diversas regiões do Estado e conselheiros do CEJUV.