Bolo, vacina e emprego: aniversário da Rua da Cidadania Matriz movimenta o Centro
Inaugurada em 1997, a Rua da Cidadania Matriz, na Praça Rui Barbosa, festejou 28 anos de existência nesta quinta-feira (15/5). Ao longo do dia, a Prefeitura promoveu ações e intensificou a oferta de serviços no local, houve uma série de atrações culturais e, claro, o evento terminou com um bolo de aniversário de 40 kg distribuído para a população.
“Tenho de parabenizar, especialmente, a todos que com disposição realizaram e ainda realizam um trabalho muito bonito ao longo desses anos. E a todos que moram no Centro, que trabalham, que frequentam o Centro, tenham certeza que uma das cinco prioridades da nossa gestão é o cuidado e a revitalização dessa região tão importante para Curitiba”, declarou o prefeito Eduardo Pimentel ao abrir a comemoração.
Crianças das regionais Matriz e Boqueirão que participam do Musicar, projeto de musicalização infantil da Prefeitura de Curitiba, cantaram o Parabéns pra Você. Em seguida, meninos e meninas ajudaram o prefeito a cortar o bolo e foram os primeiros a provar o doce oferecido pelo Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná (Sipcep).
“A Matriz é uma regional com uma grande responsabilidade, reúne grande concentração de pessoas, de serviços, de necessidades. A Rua da Cidadania simboliza essa Prefeitura descentralizada, próxima da população”, disse Paulo Martins, vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI).
A Rua da Cidadania Matriz atende 18 bairros da capital, todos próximos ao Centro. São mais de 210 mil pessoas, um número que é superior, por exemplo, à população de Guarapuava, de 188.710 pessoas, conforme o levantamento mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pela localização, acostumou-se a receber pessoas da cidade inteira.
“Todo curitibano, de qualquer parte da cidade, passa pela Matriz. São 28 anos que os serviços estão disponibilizados de uma forma mais próxima do cidadão, tornando tudo mais acessível, mais humanizado. Vamos celebrar esses 28 anos e muitos mais virão”, declarou Ariane Assis, administradora da Regional Matriz.
Outras atrações musicais
Além do coral Musicar, outras duas atrações musicais movimentaram o aniversário da Rua da Cidadania Matriz. A abertura foi com o coral Gralha Azul e em seguida houve a apresentação do grupo de chorinho de Julião Boêmio, do Conservatório de MPB de Curitiba.
Vacinação, atividades e ofertas
Além dos serviços oferecidos normalmente na Rua da Cidadania, a Secretaria Municipal de Saúde (SMU) disponibilizou doses de vacina contra a gripe para serem aplicadas. Em cerca de duas horas, foram aplicadas 130 doses.
“Estava passando por aqui e aproveitei para tomar a vacina, foi uma ação muito importante. Tomo todo ano e não peguei mais gripe”, comentou Ivanete Borges, 88 anos, aposentada.
A Fundação de Ação Social (FAS) levou atividades e orientações para toda a população, enquanto a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smel) disponibilizou jogos no interior da Rua da Cidadania.
Outra ação para o aniversário foi a promoção de cinco itens do Sacolão da Família. Usualmente vendidos por R$ 3,99 por kg, ao longo do dia os hortifrútis ficaram disponíveis por somente R$ 1,99.
Oportunidades de trabalho
Também por causa do aniversário, um veículo do programa Sine Móvel passou pelo local. Cerca de 40 pessoas fizeram o cadastro e receberam um encaminhamento para entrevista de emprego.
“Procuro uma nova oportunidade, estou fazendo um estágio no momento. Fico feliz de ser atendido e sair já contando com uma possibilidade de emprego. Tomara que dê certo”, declarou Ismael Hara, 28 anos, estudante.
Presenças
Participaram do aniversário da Rua da Cidadania Matriz, os secretários Marcelo Fachinello (Governo Municipal), Leverci Silveira (Segurança Alimentar e Nutricional) e Jean Pierre Neto (Educação); o presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Renan de Oliveira Rodrigues; o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto; os vereadores Rodrigo Marcial, Rafaela Lupion, Camilla Gonda, Indiara Barbosa, Eder Borges, Fernando Klinger e Tico Kuzma, presidente da Câmara Municipal de Curitiba; Beto Marcelino, sócio-diretor da iCities; Juliana Midori, diretora do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac); o deputado estadual Fabio Oliveira; e a coordenadora da Associação dos Condomínios Garantidos do Brasil (ACGB), Deise Fonseca.