Obras do Novo Inter 2 estão em ritmo acelerado nos bairros Mercês e Bigorrilho

Mercês e Bigorrilho estão entre os bairros que recebem obras de requalificação viária do Novo Inter 2, projeto que prepara Curitiba para a entrada dos ônibus elétricos no transporte público e aprimora a infraestrutura urbana. Nesta sexta-feira (16/5), o prefeito Eduardo Pimentel conferiu o andamento das intervenções no cruzamento das ruas Júlia Wanderley e Fernando Simas. O trecho integra o Lote 5 do projeto, que atualmente conta com três pacotes de obras em andamento na região, totalizando 4,3 km de melhorias viárias.

“Estamos com várias frentes de obras na cidade toda e a população tem acompanhado. No entroncamento com a Rua Fernando Simas, os trabalhos seguem em ritmo acelerado. A obra está sendo executada em concreto, que leva um pouco mais de tempo que o asfalto para ficar pronto, mas oferece mais durabilidade e menor necessidade de manutenção”, afirmou o prefeito.

“Vai ser uma via segura, com calçadas arborizadas, garantindo melhor fluxo para carros e transporte coletivo. Está tudo caminhando bem e em breve vamos entregar esse trecho com segurança e qualidade para os curitibanos”, completou Eduardo Pimentel.

Pavimento de concreto

Acompanhado do secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur, o prefeito discutiu detalhes do andamento do lote, em especial das ruas Júlia Wanderley e Fernando Simas. A primeira está recebendo pavimento de concreto em 120 metros, no trecho entre as ruas Professor Lycio Grein de Castro Veloso e Fernando Simas. Também estão sendo implantadas novas calçadas, mais amplas e acessíveis, para estimular o deslocamento de pedestres.

Na Fernando Simas, as intervenções ocorrem em dois trechos: 600 metros de reciclagem do asfalto, entre as ruas Alcides Munhoz e Júlia Wanderley; e 620 metros de pavimentação em concreto, entre Júlia Wanderley e Martim Afonso.

Durante a visita, o prefeito conversou com moradores e comerciantes da região, destacando a importância das intervenções. Além de possibilitarem a adoção da eletromobilidade, as obras melhoram a rede de drenagem nos bairros e estimulam o deslocamento ativo (caminhar), com calçadas planas e acessíveis.

“Essas intervenções são planejadas para modernizar a infraestrutura urbana, trazendo mais eficiência e conforto para quem usa o transporte coletivo, além de valorizar os bairros que se transformam com as obras. Nosso compromisso é com a sustentabilidade, o desenvolvimento local e a melhoria da mobilidade em Curitiba. Por isso, pedimos paciência, especialmente de quem está em uma área em obras. Sabemos que há transtornos temporários — como alterações no trânsito, barulho e sujeira —, mas tudo isso passa. O que fica é um benefício permanente”, afirmou Eduardo.

As obras têm agradado os moradores da região, como o aposentado Nelson Haja Mussi, que acompanha de perto os trabalhos.

“Estou vendo obras sendo executadas com planejamento na cidade. Acho fantástico, porque vai facilitar a circulação, melhorar a economia e o transporte”, disse Mussi.

Ruas contempladas

Além da Júlia Wanderley e da Fernando Simas, fazem parte do Lote 5 as ruas Jacarezinho, Professora Rosa Saporski, Dr. Carlos de Paula Soares, Capitão Joseph Pereira Quevedo, Paulo Martins, Marcelino Champagnat, Travessa Armando Mann, Professor Lycio Grein de Castro Veloso, Avenida Manoel Ribas, Praça/Jardinete Frei Ricardo e Alameda Presidente Taunay.

“Nesta região das Mercês estamos qualificando 4,3 quilômetros de vias, com calçadas novas, macrodrenagem e pavimentação em pavimento rígido. São R$ 49,5 milhões em investimentos para que essas vias possam receber o Novo Inter 2, com ônibus elétricos”, destacou Luiz Fernando Jamur.

 

Lote 5

O Lote 5 também compreende a implantação dos binários das ruas Jacarezinho/Rosa Saporski e Presidente Taunay/Fernando Simas, com requalificação da infraestrutura, faixas exclusivas para o transporte coletivo e implantação de áreas de convivência como a praça na Rosa Saporski e o jardinete Frei Ricardo.

Para isso, estão sendo executadas melhorias como terraplenagem, drenagem pluvial, pavimentação, sinalização vertical e horizontal, iluminação pública, instalação de fibra ótica, semaforização e paisagismo.

Novo Inter 2

O Novo Inter 2 é o maior projeto de mobilidade urbana em execução na cidade. Dividido em cinco lotes e com 15 pacotes de obras em andamento, contempla, além dos bairros Mercês e Bigorrilho, as regiões do Campina do Siqueira, Seminário, Santa Quitéria, Vila Isabel, Portão, Xaxim, Boqueirão, Hauer, Capão Raso, Cajuru e Tarumã.

“Neste momento, estamos com 81 ruas da cidade recebendo intervenções de requalificação para o Novo Inter 2”, afirmou Jamur.

O projeto prevê melhorias em 38 quilômetros de itinerário das duas linhas mais carregadas da cidade: Inter 2 e Interbairros II. Os benefícios atingem diretamente 580 mil moradores de 28 bairros e cerca de 181 mil passageiros por dia útil.

As obras são financiadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com contrapartida do município, dentro do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *