Conheça as origens e os símbolos da Páscoa

A Páscoa é um dos mais importantes feriados cristãos, é uma data em homenagem a ressurreição de Jesus Cristo. A Páscoa consiste no encerramento da Semana Santa, no calendário cristão. Etimologicamente, o termo Páscoa tem sua origem do latim Pascha, que deriva do hebraico Pessach ou Pesach, que significa “a passagem”.

No calendário católico há diversas datas pascais como a Quinta Feira Santa (Missa da Ceia do Senhor). Sexta Feira Santa (crucificação de Jesus), e por fim o Domingo de Páscoa (assim como os cristãos é celebrada a ressureição e o aparecimento de Jesus aos discípulos) encerrando as comemorações.

Essa data também é celebrada pelos judeus, mas por motivos diferentes. A Páscoa ou Pessach simboliza a libertação do povo hebreu da escravidão do Egito, história que está no livro bíblico Êxodo.

A Páscoa é considerada uma festividade móvel, assim como todas as outras datas que estão ligadas a ela, por exemplo, o Carnaval No entanto, a comemoração da Páscoa costuma ser entre os dias 22 de março a 25 de abril. Neste ano, será celebrada dia 12 de abril (domingo).

Símbolos pascais

Ovos: representa a ressureição de Jesus Cristo e a esperança de uma nova vida. Em outras épocas os ovos eram cozidos e coloridos, e por fim poderiam ser comidos pelas pessoas para por fim ao jejum da Quaresma. Atualmente, o ovo de chocolate também é utilizado como uma maneira de presentear amigos e familiares, mas se distancia do significado inicial de esperança, abundância e fertilidade.

Coelho da Páscoa: é sabido que o coelho que se reproduz rapidamente e em grande quantidade. A relação deste animal com a Páscoa se dá pois ele era, para vários povos antigos, símbolo de esperança e renovação, porque os coelhos saem de suas tocas no fim do inverno.

Cordeiro: é um dos símbolos mais antigos da Páscoa, lembrando a aliança que Deus teria feito com o povo judeu no Antigo Testamento, já para os cristãos, Jesus Cristo é tido como o “cordeiro de Deus que tirou os pecados do mundo”.