Assembleia Legislativa reconhece trajetória da Guarda Municipal de Curitiba

Os guardas municipais de Curitiba foram homenageados nesta quinta-feira (30), em sessão solene na Assembleia Legislativa do Paraná. “Essa é uma homenagem mais do que merecida aos heróis da farda azul, como gosto de chamá-los. A Guarda Municipal de Curitiba cumpre um papel fundamental para que nossa cidade seja o que é hoje: inteligente, sustentável e segura”, afirmou o deputado Samuel Dantas (SD), proponente do evento.

São homens e mulheres que, muitas vezes de forma anônima, enfrentam o dia a dia nas ruas, cuidando das pessoas, protegendo o patrimônio e garantindo a ordem. “Como representante do povo do Estado do Paraná, me sinto na obrigação e também na honra de prestar essa homenagem aos policiais municipais de Curitiba, que tanto contribuem para o bem-estar da nossa cidade. O trabalho deles é essencial, e o nosso respeito e gratidão são permanentes”, disse o deputado.

O superintendente da Guarda Municipal de Curitiba, Carlos Celso dos Santos Júnior, falou um pouco de sua trajetória e da transformação que ocorreu na Guarda nos últimos anos. Ele foi da primeira turma; seu primeiro posto de serviço foi no Terminal Guadalupe, onde fazia patrulhamento, e hoje ocupa, pela terceira vez, o cargo de superintendente da Guarda. “Trabalhei praticamente em todos os bairros e regionais da cidade. Voltar a comandar a instituição pela terceira vez me enche de gratidão. E estar aqui na Assembleia Legislativa, recebendo essa homenagem, é um reconhecimento não só pessoal, mas institucional. A Guarda Municipal de Curitiba hoje é referência nacional”, destacou, ao pontuar que esse reconhecimento não vem apenas do cenário local. Ele também preside o Conselho Nacional de Dirigentes das Guardas Municipais do Brasil e reforçou o protagonismo da corporação curitibana no debate sobre segurança pública em nível nacional.

Polícia municipal

Para o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito de Curitiba, delegado Rafael Ferreira Vianna, a Guarda Municipal tem uma história muito importante, não só na preservação do patrimônio público, mas principalmente na ajuda e na preservação da vida das pessoas, dos curitibanos. “Em todos os bairros temos a presença da Guarda Municipal, no centro da cidade de forma marcante, atuando na prevenção do crime, na repressão, na orientação das pessoas, ajudando quem necessita, muitas vezes auxiliando os demais serviços da prefeitura. Ela tem um papel relevante na vida da cidade”, afirmou.

Ele acredita que, com a transformação para polícia municipal, esse papel dentro da segurança pública será consolidado. “O desafio dos próximos anos é justamente esse: consolidar a Guarda Municipal de Curitiba como uma polícia municipal atuante e efetiva no combate ao crime”, afirmou. Por isso, para ele, a homenagem à corporação é muito importante. “A Guarda Municipal é muito ampla. Atua no trânsito, na proteção dos animais, na Patrulha Maria da Penha — ou seja, na proteção à mulher vítima de violência doméstica —, nas regionais dos bairros. Por isso, temos que reconhecer esse esforço dos guardas municipais e da instituição como um todo”, comentou.

O vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins, destacou a importância da Guarda para a cidade. “Ao longo de seus 39 anos de história, a Guarda Municipal de Curitiba passou por uma transformação significativa. A realidade impôs essa mudança. A Guarda surgiu com o objetivo de cuidar do patrimônio, mas a situação social do país exigiu que ela assumisse novas responsabilidades. E hoje, a corporação passou a ser o principal instrumento da prefeitura para implementar políticas públicas de segurança e para a manutenção da ordem na nossa capital”, afirmou.

Ao final da solenidade, foram entregues menções honrosas com votos de congratulações aos guardas municipais, em reconhecimento ao trabalho dedicado em prol da sociedade e como forma de valorização do serviço prestado. Também participaram do evento o chefe da Casa Militar do Governo do Estado, coronel Marcos Antonio Tordoro; o chefe de gabinete da Prefeitura de Curitiba, Ricardo Andreazza; o corregedor da Polícia Penal do Paraná, Deivid Duarte; o secretário de Comunicação Social de Curitiba, Marc Sousa; o superintendente executivo da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito de Curitiba, José Semmer Neto; o administrador da Regional do CIC, Rudimar Fedrigo; entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *