Cooperativas do Paraná são modelo para o mundo, afirma Curi
O deputado Alexandre Curi (PSD), presidente do Poder Legislativo estadual, entregou uma Menção Honrosa à Cooperativa Frísia, que completa 100 anos de atividades, durante sessão solene realizada na tarde de terça-feira (07), no Palácio Iguaçu. O evento, promovido em parceria entre a Assembleia Legislativa e o Governo do Estado, também homenageou as demais cooperativas do Paraná, em alusão ao Ano Internacional do Cooperativismo, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para ser celebrado em 2025.
Em pronunciamento, Alexandre Curi enalteceu o pioneirismo da Frísia e ressaltou o protagonismo das mais de 240 cooperativas que operam atualmente no Estado. Distribuídas em sete ramos de atividade, essas cooperativas movimentaram cerca de R$ 205 bilhões em 2024. “Nossas cooperativas são um modelo de negócio para o mundo. Em 130 cidades do Paraná, a cooperativa é a maior empresa”, observou o deputado. “São os municípios que mais se desenvolvem, que mais cresceram no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)”.
O presidente da Assembleia anunciou ainda que o Legislativo vai instituir a Frente Parlamentar do Cooperativismo. “As cooperativas agregam quatro milhões de paranaenses. E este será um fórum para ouvir as demandas das cooperativas, para aproximar o Poder Legislativo deste importante segmento. Queremos debater, dialogar, e o compromisso é só pautar matérias que afetem o setor quando houver consenso com as nossas cooperativas”, explicou Curi.
O evento no Palácio Iguaçu foi liderado pelo governador em exercício, Darci Piana, e contou com a presença de deputados federais e estaduais, além de secretários de Estado, executivos de diversas cooperativas do Paraná e dirigentes do Sistema Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná), que representa o setor. “A Assembleia do Paraná está de portas abertas a quem produz e gera empregos”, concluiu Alexandre Curi.