Caminhadas reúnem 1.240 pessoas e incentivam a prática de esporte em Curitiba
As caminhadas promovidas pela Prefeitura de Curitiba reuniram 1.240 pessoas, na manhã deste sábado (13/5), véspera do Dia das Mães. A ação, que faz parte o programa Curitiba Viva Bem, política pública de promoção da qualidade de vida na cidade, teve 12 percursos diferentes que aconteceram simultaneamente nas dez regionais.
A caminhada fez parte de uma programação repleta de atividades gratuitas organizadas pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) e que serão oferecidas durante todo o fim de semana. Para ver a programação clique aqui.
Na Regional Portão, a caminhada reuniu 100 pessoas, a maioria participantes das atividades de esportes oferecidas nos Centros de Esporte e Lazer (CEL) Arthur Bernardes e Afonso Botelho que puderam convidar familiares e amigos.
Vestidos com camisetas azuis do programa Curitiba Viva Bem, os participantes se concentraram no CEL Arthur Bernardes, no bairro Vila Izabel, e seguiram pela Avenida Sete de Setembro, até a Praça do Japão, no Água Verde, onde encontraram o grupo da caminhada da Regional Matriz.
Qualidade de vida
A coordenadora do Centro de Esporte e Lazer Afonso Botelho, Viviane Hansen, explicou que por ser um percurso de apenas 2,5 quilômetros, a caminhada do grupo Portão contou com a participação de homens e mulheres de todas as idades.
“Com essa atividade e com o programa Curitiba Viva Bem, buscamos incentivar as pessoas a fazerem atividades físicas, principalmente em conjunto e, com isto, melhorar a qualidade de vida da população”, disse.
Aos 68 anos, Glaci Matoso Mendes participou da caminhada acompanhada do marido, Luiz Fernando Mendes, e da cachorra da família da raça border collie, Luna. “Hoje vim para a caminhada, mas toda a semana faço pilates e funcional no CEL Afonso Botelho, além de fazer corrida”, explicou. Glaci contou que participa das atividades esportivas oferecidas pela Prefeitura há aproximadamente 20 anos.
Beatriz Camargo, 39 anos, levantou cedo para participar pela primeira vez das caminhadas promovidas pelo município. Ela mora no Campo Comprido e toda a semana vai até o CEL Arthur Bernardes para a aula de funcional. O motivo, segundo Beatriz, é ter a oportunidade de fazer uma atividade física, com animação e ao lado de várias pessoas. “Gosto de fazer exercício, mas não gosto de ficar fechada em uma academia”, disse.
Apesar de ter a bicicleta como o esporte preferido, Ailson Banruk, 51 anos, participou da caminhada ao lado da esposa, Geni Rodriguez, que é aluna de funcional do CEL Arthur Bernardes. “Acho muito legal essas iniciativas da Prefeitura de oferecer esportes para a população”, disse. Ailson contou que faz treinos de 80 quilômetros de bike em vários tipos de terrenos.
As atividades esportivas, físicas e de lazer da Prefeitura fazem parte da política pública Curitiba Viva Bem, uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.

