Caps Infantojuvenil do Pinheirinho reabre com estrutura acolhedora e música nas terapias
O prefeito Eduardo Pimentel e a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak, entregaram nesta quinta-feira (6/11) a nova sede do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi) Pinheirinho, instalada em um sobrado amplo e acolhedor para o atendimento de saúde mental de crianças, adolescentes e suas famílias.
Ferramenta utilizada nas terapias, a música foi o diferencial do evento. Os grupos Ritmos da Loucura, do Caps Santa Felicidade, Malucos por Música, do Caps Matriz, e o HeavyMente, do Caps Bairro Novo, receberam os convidados.
Já o coral do serviço, conduzido pela musicoterapeuta Julia Ramos, contou com a participação de profissionais de musicoterapia da rede de saúde mental e apresentou a música Só os Loucos Sabem, gravada pelo Charlie Brown Jr, e a composição Meus Sentimentos, de autoria do grupo de adolescentes que compõe o coral. A letra foi distribuída aos convidados e a emoção tocou a todos.
Utilizando uma das frases da canção, o prefeito Eduardo Pimentel agradeceu o trabalho realizado pelas equipes de Saúde Mental e se comprometeu a sempre apoiar o trabalho que faz a diferença na vida das pessoas.
“’Tenha por perto quem chora o seu choro’ diz a música que vocês fizeram e é isso que esta equipe tem feito, está na luta do teu lado, ajudando, acreditando até o fim”, destacou Eduardo Pimentel.
“Todos os dias nós temos desafios e precisamos valorizar quem está ao nosso lado, fazendo a gente trabalhar e passar por esses momentos. São entregas como essa que fazem o nosso trabalho diário, as nossas noites de ansiedade valerem a pena. Parabéns a toda equipe da Saúde por mais uma entrega que faz a diferença na vida de nossa população.”
Coube à psicóloga Sophia Jarbas Braz entregar ao prefeito um quadro pintado pela adolescente Fernanda, como parte de sua terapia. Segundo a autora, a pintura significa a paz alcançada em seu tratamento.
Compromisso cumprido
A entrega da nova sede do Capsi Pinheirinho é mais um compromisso cumprido neste primeiro ano de governo de Eduardo Pimentel, de fortalecer e estruturar o atendimento de Saúde Mental em Curitiba. Já foram entregues as novas sedes dos Caps adulto Boqueirão e Pinheirinho e do ambulatório Encantar, especializado no atendimento de crianças e adolescentes com atraso no desenvolvimento e Transtorno do Espectro Autista (TEA). No Plano de Governo 2025-2028 ainda estão previstos mais dois Caps em Curitiba.
A secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak, agradeceu o apoio do prefeito e listou as entregas de 2025. SAIBA MAIS.
Para ela, a musicoterapia tem sido um diferencial no tratamento de Saúde Mental e isso só é possível pela capacidade de contratação de profissionais pela Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), responsável pelo RH dos 13 Caps de Curitiba e de outros serviços do segmento.
“Nós temos muitos relatos da transformação das vidas que são feitas aqui. Um centro de apoio psicossocial é mais do que uma unidade de atendimento. Ele é uma unidade de transformação de vidas e a musicoterapia é uma das estratégias que mais impactou na vida dos pacientes”, ressaltou Tatiane Filipak.
Estrutura
O sobrado onde passa a funcionar o Capsi Pinheirinho foi alugado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e reformado pelos proprietários, o casal Eliane e Carlos Kusma. A casa atendeu à família durante toda a infância dos filhos e, segundo o casal, continua o legado de amor às crianças e adolescentes com sua nova função.
Além da reforma conduzida pelos proprietários, a SMS investiu cerca de R$ 121 mil em adaptações necessárias ao serviço. Com uma comunicação visual alegre e colorida, os espaços de terapia são leves e acolhedores. Há uma área verde aos fundos do terreno, com uma jaboticabeira e uma cerejeira, espaço adequado para atividades ao ar livre.
A coordenadora de Saúde Mental da SMS, Luciana Sydor, estava emocionada com a entrega e lembrou que sua primeira atuação na Prefeitura foi no Caps Pinheirinho.
“Esse Caps tem um lugar muito importante no meu coração e eu fico muito emocionada de conseguir entregar uma estrutura melhor, acolhedora, bonita, com os nossos trabalhadores motivados, porque eles estão aqui no gás para transformar esse lugar em espaço de promoção de vida”, declarou Luciana.
Rede de Saúde Mental
O Capsi é um dos pontos de atenção da Rede de Saúde Mental de Curitiba sob a responsabilidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Atualmente, são 10 Caps adulto, um em cada distrito sanitário, e três infantojuvenis, que atendem pacientes de todas as regiões da cidade, de acordo com sua área de abrangência.
Presenças
Também participaram do evento a deputada estadual Márcia Huçulak; os vereadores Tico Kuzma, presidente da Câmara Municipal, Sargento Tânia Guerreiro e Tiago Zeglin; a administradora regional do Pinheirinho, Janaína Lopes Gehr; o superintendente Executivo da SMS, Juliano Gevaerd; a superintendente de Gestão em Saúde da secretaria, Jane Sescatto; o supervisor do Distrito Sanitário Pinheirinho, Cleverson Fragoso; e a representante do Conselho Municipal de Saúde, Malu Gomes.
Pela Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), responsável pelo gerenciamento do serviço, estiveram o diretor-geral, Sezifredo Paz; a gerente Assistencial de Saúde Mental, Juliana Czarnobay; a coordenadora do Capsi Pinheirinho, Nathalia Rosa; a musicoterapeuta Julia Abreu Ramos; e a psicóloga Sophia Jarbas Braz.
Reformas e inaugurações
Desde o início da gestão do prefeito Eduardo Pimentel, em janeiro de 2025, já foram reformadas e entregues à comunidade:
UPA Boqueirão
Unidade de Saúde Sabará, na CIC
Unidade de Saúde Bom Pastor, em Santa Felicidade
Nova sede do Ambulatório Encantar
Nova sede do Caps adulto Boqueirão
Nova sede do Caps Adulto Pinheirinho
Unidade de Saúde Oswaldo Cruz, na CIC
A SMS também está reformando a UPA Cajuru e todas as salas de vacinação das 109 unidades de saúde. Até o momento, 17 já foram revitalizadas. Outras dez passarão por esse processo até o fim do ano.
O Hospital Municipal do Idoso passou por reforma e recebeu, em outubro, um novo aparelho de raio-X telecomandado digital e novo tomógrafo. Também foram reformadas as duas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do hospital e já está em licitação a construção de uma nova área de UTI, que vai ampliar mais dez leitos de terapia intensiva no hospital.
PRO Curitiba
A nova sede do Caps Infantojuvenil Pinheirinho faz parte do PRO Curitiba, maior programa de obras e revitalizações da história da cidade e que engloba mais de R$ 6 bilhões em investimentos. São intervenções em áreas essenciais para o cidadão como mobilidade urbana, saúde, educação, habitação social, prevenção a enchentes, zeladoria, iluminação pública, trânsito e segurança.

