Curitiba avança para receber certificação internacional no uso de dados para orientar a gestão

Curitiba deu mais um passo para entrar num grupo seleto de cidades reconhecidas internacionalmente por usarem dados para fazer a gestão. Nesta terça-feira (24/2), o prefeito Eduardo Pimentel recebeu uma equipe de especialistas do programa What Works Cities (WWC), da Bloomberg Philanthropies, que está em Curitiba para analisar como a administração usa dados para fazer a gestão municipal.

Além da reunião com o prefeito, a equipe do WWC também passou pelo Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc), e pelo Hipervisor. Nesta quarta-feira (25/2), as agendas continuam na Urbs, no Centro de Controle Operacional (CCO), e na Fazenda Urbana do Cajuru.

O prefeito Eduardo Pimentel citou vários exemplos do uso de dados na gestão municipal, como no transporte público, no trânsito e nas áreas da Saúde e da Educação. “O uso de dados e evidências é fundamental para a administração da cidade. Você ter informações para tomar as decisões faz a diferença para uma cidade que planeja e executa bem”, explicou o prefeito.

Pimentel também ressaltou para o diretor de Estratégia da Bloomberg Philanthropies What Works Cities, Severino Neto, e para o gerente sênior de Experiência das Cidades na Results for America, Nana Osei, que a Prefeitura de Curitiba tem muito interesse em seguir avançando para receber a certificação internacional.

“Nós temos aqui um programa chamado Fala Curitiba, que é um dos grandes orgulhos da cidade, porque é um orçamento participativo com a população. A Prefeitura sai para as ruas e vai ouvir as demandas dos moradores”, disse o prefeito.

O diretor de Estratégia da Bloomberg Philanthropies What Works Cities, Severino Neto, gostou do que viu até agora em Curitiba.

“O certificado What Work Cities tem um padrão de excelência internacional que começou nos Estados Unidos e depois se espalhou para toda a América. No Brasil nós temos oito cidades certificadas e Curitiba está nessa jornada de alcançar também essa certificação que demonstra que a cidade usa dados e evidências ao nível de padrão internacional”, explicou Neto.

Como funciona

A entrevista com o prefeito e as vistorias aos órgãos da Prefeitura são mais uma etapa para Curitiba avançar no What Works Cities (WWC). O programa, lançado em 2017, é o primeiro padrão internacional de excelência para governos municipais orientados por dados e bem administrados.

Desde junho de 2026, a Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba tem coordenado as equipes do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Controladoria-Geral do Município, Secretaria Municipal de Administração e Tecnologia da Informação (SMATI), Agência Curitiba e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) e Agência Curitiba compilando os dados necessários para submeter Curitiba à certificação do What Works Cities.

O chefe de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó, destacou a importância da reunião desta terça-feira (24/2). “Curitiba avança com mais esta iniciativa de âmbito internacional. Estamos conectando nossa capital com os melhores padrões globais de transparência e gestão pública eficiente”, disse Feijó.

O resultado da certificação será feito após análise da coleta de dados em Curitiba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *