Curitiba receberá comitiva da Bélgica durante o Smart City Expo 2026
A edição do Smart City Expo Curitiba 2026 terá a participação de empresários, prefeitos e lideranças da Bélgica. O assunto foi discutido nesta segunda-feira (20/10), durante reunião do prefeito Eduardo Pimentel com a cônsul-geral da Bélgica em São Paulo, Valentine Mangez.
O maior evento de cidades inteligentes da América do Sul será feito novamente em Curitiba, no fim do mês de março de 2026. Durante a reunião desta segunda-feira, Eduardo Pimentel também afirmou que Curitiba vai manter as parcerias culturais e de negócios com a Bélgica.
“Vamos manter essa boa parceria com o consulado da Bélgica e sempre apoiar o empreendedorismo e as ações culturais na nossa cidade. Contem com o nosso apoio, vamos receber a comitiva da Bélgica que vier participar da Smart City”, disse Eduardo Pimentel.
A cônsul-geral explicou que, no momento, a equipe do consulado está envolvida com a agenda da COP30, em Belém, mas já pensa em novas parcerias para serem feitas com Curitiba. “Estamos pensando em trazer exposições de arte, de pintura, aqui para Curitiba”, revelou Valentine Mangez.
De acordo com a cônsul-geral da Bélgica, no Brasil moram cerca de 5 mil cidadãos belgas. No Paraná, o número chega perto dos 200, sendo a maioria espalhada pelo Interior do Estado.
Na noite de domingo (19/10), Valentine Mangez assistiu ao tradicional concerto do vencedor do prestigiado Prêmio Rainha Elisabeth da Bélgica, que aconteceu no Auditório Regina Casillo. O vencedor deste ano foi o pianista holandês Nikola Meeuwsen.
Atuação
Valentine Mangez é diplomata de carreira do Serviço Exterior da Bélgica, com ampla experiência internacional em representações multilaterais e bilaterais. Desde agosto de 2023, é cônsul-geral da Bélgica em São Paulo, responsável pelas relações diplomáticas e consulares nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.
Também participaram da reunião a cônsul-honorária da Bélgica em Curitiba, Lucia Casillo Malucelli, e o chefe de Relações Internacionais e do Cerimonial da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó.