Curitiba vai sediar cúpula internacional de startups latino-americanas em outubro
Curitiba foi escolhida para sediar a Cúpula Anual da Aliança Latino-Americana de Startups (Alas) em 2025. O encontro será realizado de 16 a 18 de outubro, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) e da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.
A cidade vai receber lideranças de 19 países para três dias de debates estratégicos, conexões internacionais e colaboração entre os principais agentes do ecossistema de startups da América Latina.
Para o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, receber a Cúpula Anual da Alas em Curitiba é um marco para a cidade e para o ecossistema brasileiro de inovação.
“Mais do que fortalecer a imagem internacional da cidade, reconhecida pela capacidade de criar soluções inteligentes e sustentáveis, a Cúpula da Alas vai abrir portas para que nossas startups ampliem mercados, atraiam investimentos e se conectem a uma rede global de oportunidades. Estamos orgulhosos em mostrar que a inovação está em nosso DNA e que Curitiba está pronta para liderar esse movimento continental”, afirma Paulo Martins.
Vitrine de startups
Com o tema A Inovação está em nosso DNA, a cúpula tem como objetivo ampliar a visibilidade internacional das startups latino-americanas, fortalecer a colaboração regional e impulsionar o acesso a capital de investimento. A programação contará com reuniões temáticas, painéis estratégicos, rodadas de negócios, grupos de trabalho e exposições de inovação, promovendo agendas práticas e parcerias entre os países participantes.
Segundo Junior Rodrigues, presidente da Alas, o evento é considerado hoje o maior fórum de conexão e discussão estratégica sobre inovação e empreendedorismo da América Latina. A edição reunirá mais de 600 delegados oficiais de 19 países, sendo 15 com cadeiras na Diretoria Executiva, além de um conselho estratégico formado por sete lideranças nacionais.
“A Cúpula da Alas é mais que um evento, é um movimento continental. A América Latina está pronta para liderar globalmente em inovação, e este encontro será um ponto de virada na forma como escalamos impacto, capital e talentos entre os países”, destaca.
Além da Prefeitura de Curitiba, a edição de 2025 conta com o apoio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (Itamaraty), por meio do programa Diplomacia da Inovação, e da Secretaria de Inovação e Inteligência Artificial do Paraná.
Programação
16/10 – visitas técnicas e Tou da Inovação
17/10 – Alas Summit, reuniões e cúpula
Local: Sebrae (Rua Cyro Vellozo, 59 – Prado Velho)
18/10 – Palcos temáticos, workshops e ITD Award
Local: Hotmilk (R. Imac. Conceição, 1430 – Prado Velho)
Inscrições abertas: https://luma.com/04l9rmnb