Eduardo Pimentel inaugura novo parque que homenageia o papa Francisco e protege contra enchentes

Curitiba ganhou neste sábado (2/8) uma nova área de lazer e de preservação ambiental. O parque Papa Francisco foi inaugurado pelo prefeito Eduardo Pimentel em um evento marcado pela bênção de animais, microchipagem gratuita e orientações sobre guarda responsável oferecidas pela Rede de Proteção Animal da Prefeitura.

“Hoje é um dia de festa, de alegria. Estamos entregando o parque número 52, que vem com funções especiais de preservar o meio ambiente, conter a água das chuvas e evitar alagamentos, tão importante quanto o lazer e a segurança para as famílias aqui da região”, disse o prefeito.

O evento contou com a presença de alunos e professores da escola municipal Doutel de Andrade.

A 52° unidade de conservação de Curitiba recebeu seu nome em homenagem ao Papa Francisco, pontífice da igreja católica falecido em abril deste ano.

O parque está localizado na Rua Reinaldo Hecke, 480, São Lourenço, entre o parque das Nascentes do Belém e o parque São Lourenço, em uma área próxima aos riachos que formam o Rio Belém.

“Curitiba tem 68 metros quadrados de área verde por habitante, a cidade é referência e protagoniza ações de enfrentamento das mudanças climáticas. Esse parque é um exemplo de solução baseada na natureza, que é ter espaço para a água do rio se espalhar e não alagar casas, problemas que estamos vendo no mundo afora”, destacou a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Dias.

Além da função estratégica de conter enchentes no Rio Belém, a nova área verde também contribuirá para reduzir o assoreamento do lago do Parque São Lourenço, funcionando também como área de contenção natural de cheias.

O novo parque conta com áreas de lazer, pista de caminhada em concreto armado, lago para contemplação em frente de araucárias frondosas e uma trilha em meio ao bosque.

Na área central do parque, um portal homenageia o Papa Francisco e divide espaço com uma escultura de Jano, divindade da mitologia romana. O local também conta com chafariz, bancos e uma área de estar com paisagismo.

Presenças

Também acompanharam a inauguração do Parque Papa Francisco o vice-governador do Paraná, Darci Piana; o ex-governador Orlando Pessuti; a deputada estadual Márcia Huçulak; o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca; o secretário de Governo Municipal, Marcelo Fachinello; o secretário da SMSAN, Leverci Silveira FIlho; secretário municipal de Desenvolvimento Metropolitano Thiago Bonagura; o controlador-geral do município, Bruno Pandini; a secretária de Gestão de Pessoal, Daniele Regina; a secretária do Imap, Beatriz Battistella; o secretário de Comunicação Social, Marc Souza; o presidente do IMT, Rodrigo Dalla Bona Swinka, e da FCC, Marino Galvão Jr; presidente da Curitiba S.A, José Lupion Neto; superintendente de trânsito, Bruno Pessuti; o chefe de gabinete do prefeito, Ricardo Andreazza; o superintendente de Obras e Serviços, Jean Brasil; o superintendente de Controle Ambiental, Ibson Campos; diretor de Praças e Parques, Giovando Romanine; o delegado da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente em Curitiba, Guilherme Dias; administrador regional do Boa Vista, Reinaldo Boaron; de Santa Felicidade, José Dirceu de Matos, e do Pinheirinho, Janaina Lopes Gehr, e os vereadores Fernando Flinger; Hernani; Leonidas Dias; Olimpio Araujo Junior; Rafaela Lupion; Renan Ceschin; Sangento Tania Guerreiro; Serginho do Posto; Thiago Zeglin; Tico Kuzma; o bispos Dom Carmo, Dom Wilson Dias Oliveira, Dom DIamantino de Carvalho e Dom Anuar Batista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *