Formatura celebra alunos das Escolas de Gastronomia Social de Curitiba
Neste sábado (8/11), o Auditório do Mercado Municipal de Curitiba foi palco de uma manhã especial com a formatura dos alunos do Percurso Formativo das Escolas de Gastronomia Social, promovido pela Prefeitura de Curitiba. A cerimônia reuniu formandos, familiares, instrutores e representantes da gestão municipal para celebrar a conclusão de mais uma etapa de capacitação e transformação social.
O programa das Escolas de Gastronomia Social tem como objetivo qualificar pessoas em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar e nutricional, oferecendo oportunidades de aprendizado e geração de renda. Além de cursos práticos e teóricos, as escolas atuam como Incubadoras Gastronômicas Sociais, incentivando o empreendedorismo e apoiando projetos e negócios com impacto social positivo.
O prefeito Eduardo Pimentel destacou que as Escolas de Gastronomia Social representam uma importante política pública de valorização das pessoas e de fortalecimento da segurança alimentar em Curitiba.
“Uma alegria poder participar de um dia tão especial que é formatura de todos vocês. Parabenizo a dedicação e o trabalho de vocês que saíram de casa, que se dedicaram, que deixaram a família, mas que agora estão formados”, elogiou Eduardo Pimentel.
“O que nós estamos fazendo aqui é uma ação de cidadania, é uma forma de dar uma nova profissão a quem está há um tempo parado, ou quem está começando e quer uma profissão na gastronomia, ou quem quer ter a sua independência financeira. Essa é uma profissão para o resto da vida e quero reforçar, nunca parem de estudar, sempre se atualizem. A prefeitura de Curitiba é parceira de vocês”, incentivou o prefeito.
Estrutura
As aulas são realizadas em cozinhas pedagógicas especialmente equipadas, que proporcionam um ambiente adequado para o ensino e a prática da gastronomia. A iniciativa contribui para o desenvolvimento coletivo, fortalecendo ações voltadas à segurança alimentar e nutricional e à redução das desigualdades.
Em 2025, a formatura reuniu alunos das unidades Casa Culpi, Dom Bosco e Mercado Municipal, que completaram o Percurso Formativo em Gastronomia.
A superintendente da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, Simone Amaro, destacou o papel das Escolas de Gastronomia Social como espaços de aprendizado e oportunidade.
“Cada formando que chega até aqui representa uma história de superação e de esperança. Nosso objetivo é transformar o conhecimento em autonomia, e ver essas pessoas prontas para empreender e mudar suas realidades é o maior resultado que podemos alcançar”, afirmou Simone.
Recomeço
Representando os demais formandos, Daniella de Sousa Oliveira falou no evento e definiu o Percurso Formativo como um divisor de águas em sua vida. Vinda do Tocantins, Daniella está há cerca de um ano e meio em Curitiba e encontrou na Escola de Gastronomia da prefeitura a oportunidade para mudar de vida.
“Eu não conhecia esse projeto da prefeitura e eu fui muito abençoada. Eu procurei um curso que me ensinaria receitas e encontrei uma ajuda para me tornar profissional e para empreender na área de gastronomia. Com certeza vou continuar estudando com esses professores maravilhosos”, declarou.
A formanda Cristiane Palazzo Faria também encontrou na formação uma virada de chave na vida. Arquiteta de formação, buscava uma mudança profissional e de vida. Encontrou o apoio que precisava na série de cursos que frequentou e acredita estar mais preparada para a nova jornada profissional ainda em construção.
“Eu realmente não imaginava o quanto ia agregar os cursos que frequentei. Muito conteúdo reforçou o que eu já imaginava, mas eu aprendi coisas novas, além de todo o contato com os colegas, essa rede de apoio, os professores maravilhosos. Me surpreendeu a qualidade e o cuidado que eles tiveram com cada aluno com a especificidade de cada um”, definiu a nova empreendedora.
Parceria
O diretor da Divisão de Gestão de Negócios do Senac-PR, Marco Antonio de Oliveira, agradeceu a parceria com a Prefeitura de Curitiba e a oportunidade de levar a mais pessoas uma formação profissional gratuita na área da gastronomia. Segundo o diretor, já são mais de mil formandos pelo projeto em parceria do Senac e da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional.
“Para nós do Senac é uma alegria, porque a cozinha transforma, e a educação profissional também. E quando a gente soma forças nessa área, ninguém segura”, declarou Oliveira.
Diplomas
O prefeito Eduardo Pimentel entregou os diplomas a três alunas, representado todos os demais formandos: Lina Luiza Carlos de Carvalho, Daniella de Souza Oliveira e Mineia Rodrigues Martins.
Entre os formandos estão:
Casa Culpi
Sueli Marques da Silva, Rosa Couto, Leila de Jesus Silveira Barros, Andreia Ribeiro de Oliveira, Isabella Blesser (nome social), Michele Ferreira Lima, Waldice Pereira dos Santos, Wilza Ferreira Gomes de Lima, Nina Luiza Alves de Carvalho, Eliani Maria Iplinski, Lice de Fátima da Silva Gonçalves e Sayonara Apparicio do Espírito Santo.
Dom Bosco
Mineia Rodrigues Martins, Kamyli Cristine Cordeiro da Cruz, Graciele Marçal da Silva Ferraz, Iolanda Lecheta, Terezinha Alves Santana, Selma Cristiane de Paula Pimenta, Andréia Aparecida Fernandes e Fernanda Oliveira de Campos.
Mercado Municipal
Margareth Ribeiro Alvares, Claudia Marisa do Nascimento, Káthya Gomes Amaral Batista, Cristiane Palazzo Faria, Daniella de Sousa Oliveira, Rosa Elena Velez Patino, Gabriela Sasso Sarmento Resende, Ana Cristina Angulski, Isabel Cristine Zanoto Fouani e Nathanael da Silva de Oliveira.
Pausa para o café
Ao chegar ao Mercado Municipal de Curitiba, antes da cerimônia de formatura, o prefeito Eduardo Pimentel parou para um café com empresários do local e com a associação dos comerciantes. Depois do café, o prefeito cumprimentou as pessoas que frequentavam o mercado, experimentou uma linguiça de pato oferecida por um dos comerciantes e tirou fotos com a população.
Presenças
Também participaram do evento de encerramento do Percurso Formativo das Escolas de Gastronomia Social os vereadores Jasson Goulart e Serginho do Posto; o diretor do departamento de Estratégias de Segurança Alimentar, Felipe Thiago de Jesus; a coordenadora das escolas de Gastronomia Social, Sheyla Godoy; a professora Bárbara do Nascimento Marques; da Curitiba Honesta, Sérgio Medeiros; da Social Ideias, Maurício Ramos.

