Greca agradece colaborações de delegações participantes do Congresso das Cidades Educadoras

A agenda do segundo dia do Congresso Executivo da Associação Internacional das Cidades Educadoras (Aice) incluiu, nesta terça-feira (24/10), um jantar no edifício Eugênio Casillo, ao lado do Solar do Rosário, no Centro. Na confraternização, o prefeito Rafael Greca, acompanhado da primeira-dama Margarita Sansone, distribuiu lembranças de Curitiba para delegações de cidades brasileiras e de outros países como Finlândia, Espanha, Argentina, Bélgica e Portugal participantes do congresso.

Greca expressou a satisfação de poder celebrar o momento com as delegações. “Esta é uma forma de agradecimento pelas suas presenças, lembranças de Curitiba. Vamos entregar araucárias (miniaturas de madeira) para os senhores e lenços e gravuras para as senhoras. É com imensa alegria que recebemos todos aqui hoje”, agradeceu o prefeito.

Roteiro

O grupo estará em Curitiba até esta quarta-feira (25/10) para a reunião preparatória para o Congresso Internacional das Cidades Educadoras, que será realizado na capital do Paraná em maio do próximo ano. Será a primeira vez que Curitiba receberá um evento como esse.

Já a programação do Congresso Executivo inclui o lançamento da Campanha Institucional Curitiba Cidade Educadora, visitas a equipamentos e espaços públicos, como o Farol do Saber e Inovação Gilberto Freyre, da Escola Municipal CEI Bela Vista do Paraíso (Santa Cândida) e a Escola Municipal de Sustentabilidade (Bosque Zaninelli, no Pilarzinho).

Presenças

Participaram do evento a secretária municipal da Educação, Maria Silvia Bacila; o advogado João Casillo; e o coordenador da Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zanin Feijó.

Da delegação da Espanha, Pilar Lleonart, Marina Canals, Maria Angeles Cabeza e Albert Soler. Da Bélgica, Jennifer Duvinage e Emilie Dupont. De Portugal, Ana Luisa Sousa Gil, Frederico Manoel Pinho de Almeida e Manuela Raimundo. Da Argentina, Laura Inés Afonso. Da Finlândia, Lauri Savisaari Veikko e Matti Helimo. Da delegação do Brasil, Omar Cassim Neto e Luís Felipe Mendes Felício.

O que é?

Cidade educadora é aquela que oferece oportunidades de práticas da cidadania aos seus habitantes como pertencimento, respeito, tolerância e a participação nas decisões coletivas. Atualmente, são 500 cidades de 35 países distribuídas por todos os continentes dentro desse grupo. Curitiba integra o grupo desde 2019.

A coordenação-geral é da Associação Internacional das Cidades Educadoras (Aice), fundada em 1994. A Aice tem sede em Barcelona (Espanha). É uma associação sem fins lucrativos constituída como estrutura permanente de colaboração entre governos locais que se comprometem com os princípios inscritos na Carta das Cidades Educadoras. Qualquer governo local que aceite este compromisso pode se tornar membro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *