Guarda Municipal inicia Operação Centro Seguro 2026 para reforçar segurança em locais de grande circulação
A Guarda Municipal de Curitiba (GMC) iniciou, na tarde de terça-feira (6/1), a primeira fase da Operação Centro Seguro de 2026. Com efetivo de mais de 100 agentes, a Guarda reforça a segurança e o combate à criminalidade na região central.
A Operação Centro Seguro é permanente, integrada às demais forças estaduais de segurança e prevê o combate a crimes como furtos, roubos, homicídios e tráfico de drogas.
O comerciante Urandir Paulo Fonseca, que tem um restaurante no Largo da Ordem, relata que a segurança melhorou no local.
“É muito bom chegar cedo para abrir o restaurante e ver que a viatura da Guarda já está aqui fazendo o patrulhamento. Durante a noite, a viatura passa de 15 em 15 minutos nesta área. Isso é ótimo para a segurança”, afirmou Fonseca.
As ações de abordagem ocorrem nas praças Rui Barbosa, Osório, Tiradentes e Oswaldo Cruz, no Terminal Guadalupe, Largo da Ordem, Passeio Público, na Rua XV de Novembro, além do entorno da Rodoferroviária e do Mercado Municipal.
Prisão de foragidos
Nesta semana, dois foragidos da Justiça, com mandados em aberto pelo crime de roubo, foram presos por equipes da Guarda Municipal no Centro, em razão do reforço da atuação ostensiva na área. A equipe de motos do Grupo de Pronto Emprego Operacional da Guarda fez as prisões na Praça Oswaldo Cruz e no Largo da Ordem. Os presos foram encaminhados à Cadeia Pública de Curitiba.
O secretário municipal de Defesa Social e Trânsito enfatizou que as ações na área de segurança pública foram definidas como prioridade da gestão ao longo deste ano.
“A Operação Centro Seguro continuará de maneira permanente durante todo o ano, como prioridade definida com o prefeito Eduardo Pimentel. O Plano de Redesenvolvimento do Centro tem esse braço da segurança pública, que não parou ao longo de 2025 e não vai parar agora. Vamos intensificar a operação e desencadear outras ações ao longo do ano, para que as famílias possam ter mais segurança”, destacou Vianna.
Centro Seguro
A Operação Centro Seguro foi lançada em fevereiro de 2025 pelo prefeito Eduardo Pimentel como parte do Plano de Redesenvolvimento da Região Central, Curitiba de Volta ao Centro, cujo objetivo é tornar a região mais segura, habitável, dinâmica e acolhedora.
A proposta integra iniciativas em infraestrutura, segurança, turismo, comércio, moradia, gastronomia e acolhimento a pessoas em situação de rua, buscando melhorar a qualidade de vida de todos que circulam ou residem no Centro.
Desde o ano passado, cerca de 390 agentes de segurança e 120 viaturas reforçam o policiamento e o acolhimento social de pessoas em situação de rua.
Números do Centro Seguro em 2025
- 11 fases
- 4.302 ocorrências atendidas
- 190 pessoas presas
- 500 abordagens a suspeitos na área central
- Queda de 37,38% nos roubos: 67 ocorrências em 2025, contra 107 no ano anterior
- Queda de 17,92% no crime de dano, com 142 ocorrências em 2025 e 173 em 2024
- Aumento de 39,04% nas apreensões de substâncias ilícitas, passando de 146 no ano passado para 203 neste ano

