Mostra na Cinemateca exibe cinco filmes de Spike Lee na Semana da Consciência Negra

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro. Em homenagem à data, a Cinemateca de Curitiba exibirá cinco filmes do diretor norte-americano Spike Lee, cineasta cuja obra retrata a luta, cultura e os direitos da população negra. A entrada é grátis.

A Mostra Mês da Consciência Negra – O Cinema de Spike Lee começa nesta quarta-feira (19/11). Veja os filmes selecionados.

Quatro Meninas, Uma História Real

O documentário dirigido por Spike Lee em 1997 retrata um dos piores crimes raciais da história americana. Em pleno apogeu dos movimentos por direitos civis, uma bomba explode em uma igreja do Alabama matando quatro meninas negras. A obra indicada ao Oscar de Melhor Documentário abre a mostra na quarta-feira (19/11), às 19h.

Infiltrado na Klan

Uma das produções mais recentes do diretor se passa em 1978 onde acompanhamos Ron Stallworth, um policial negro que consegue se infiltrar na Ku Klux Klan. O longa é estrelado por John David Washington, filho do renomado ator Denzel Washington. O filme recebeu o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado na premiação de 2019 e será exibido na quinta (20/11), às 19h.

Mais e Melhores Blues

Longa que iniciou a grande parceria entre o diretor Spike Lee e o ator Denzel Washington, Mais e Melhores Blues conta a história de um trompetista e sua banda de jazz  de muito sucesso na noite do Harlem. Aos poucos, os conflitos com um saxofonista invejoso, a hesitação entre o amor de duas mulheres e o vício em jogo do amigo e empresário o ajudam a sabotar tudo que construiu. Além de Denzel, outro nome de destaque no elenco fica por conta do ator Wesley Snipes. O filme será exibido na sexta (21/11), às 19h.

Faça a Coisa Certa

No dia mais quente do ano, as tensões crescem em um setor do Brooklyn para explodir em violência por conta de uma parede de uma pizzaria italiana. O quarto longa do diretor, lançado em 1989, recebeu duas indicações ao Oscar, sendo elas a de Melhor Ator Coadjuvante, para Danny Aiello, e Melhor Roteiro Original, para Spike Lee. A exibição acontece no sábado (22/11), às 19h.

Malcolm X

A obra selecionada para encerrar a mostra do Mês da Consciência Negra é um dos filmes de maior destaque na carreira do cineasta. O longa do gênero drama biográfico se baseia no livro The Autobiography of Malcolm X, que conta a história do ativista negro Malcolm X. O filme é estrelado por Denzel Washington, cuja atuação foi premiada no Festival de Berlim e indicada ao Oscar de Melhor Ator.

O líder afro-americano Malcolm X tem o pai assassinado pela Klu Klux Klan e sua mãe internada por insanidade. Preso aos 20 anos de idade, Malcolm se converte ao islamismo e passa a pregar seus ideais antirracistas. O filme será exibido no domingo (23/11), às 19h.

Spike Lee

Shelton Jackson Lee, mais conhecido como Spike Lee, é um diretor, roteirista e produtor norte-americano. A carreira do cineasta começou em 1986, com o filme She Gotta Have It. Três anos após o lançamento de seu primeiro longa o diretor receberia suas primeiras indicações ao Oscar pelo filme Faça a Coisa Certa.

O trabalho de Lee tem explorado continuamente as relações raciais, o colorismo na comunidade negra, o papel da mídia na vida contemporânea, crime urbano e pobreza e outras questões políticas. Sendo amplamente considerado um dos mais importantes cineastas de sua geração, foi eleito o 18° maior diretor de cinema dos últimos 25 anos segundo o levantamento da Quartz através do Metacritic.

O filme mais recente do diretor, Luta de Classes, lançado em 2025, marca o retorno da parceria entre Spike Lee e Denzel Washington. O quinto filme da dupla reconta a história do longa clássico Céu e Inferno, dirigido por Akira Kurosawa, em 1963.

Serviço

Cinemateca de Curitiba
Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.174 – São Francisco
Entrada grátis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *