Nove mil estudantes da rede municipal vão assistir de graça ao show da Disney no Natal de Curitiba
Nove mil estudantes da rede municipal de Curitiba vão assistir gratuitamente ao show ao vivo da Disney no Natal de Curitiba 2025, no Parque Barigui, de 16 a 18 de dezembro. As escolas comtempladas foram definidas conforme critérios sociais, econômicos e pedagógicos.
“Estamos valorizando o desempenho dos nossos estudantes e garantindo oportunidades para as unidades com maior vulnerabilidade. Educação é prioridade em Curitiba e valorizamos o empenho das escolas nas áreas mais vulneráveis”, comentou o prefeito Eduardo Pimentel.
Para a escolha, a Secretaria Municipal da Educação levou em conta diversos critérios, inclusive itens que compõem o Indicador de Vulnerabilidade (IVC) das unidades – desempenho dos alunos em matemática e língua portuguesa, taxa de estudantes no Bolsa Família, índice socioeconômico, distorção idade-série e frequência. O IVC é um indicador que avalia aspectos socioeconômicos das comunidades atendidas pelas escolas, mensurando condições que possam impactar o acesso, a permanência e o desempenho escolar.
“A definição das escolas contempladas com os ingressos da Disney foi elaborada com base em uma métrica que valoriza o comprometimento dos alunos, o desempenho acadêmico e o contexto social de cada escola. Essa composição foi cuidadosamente pensada para incentivar a presença e o engajamento contínuo dos nossos estudantes e reconhecer as escolas que enfrentam maiores desafios sociais”, explicou o secretário Jean Pierre Neto (Educação).
“Em reunião com os chefes dos núcleos, alinhamos a lógica das métricas adotadas e ao propósito pedagógico da ação. Foi uma construção conjunta”, completou o secretário.
Critérios utilizados
40% – Índice de presença dos alunos: indicador diretamente relacionado à campanha Curitiba Presente, reforçando a importância da frequência escolar e o engajamento dos estudantes com a rotina escolar.
40% – Nota da Prova Curitiba: reflete o desempenho acadêmico dos alunos e o compromisso das escolas com a aprendizagem.
20% – Índice de vulnerabilidade: considera aspectos socioeconômicos das comunidades atendidas, promovendo a equidade na seleção.
Momento mágico
Os shows ao vivo do Disney Celebra: Um Natal Inesquecível estão programados para o período de 16 a 23 de dezembro. Todos os ingressos já estão esgotados. Os alunos da rede municipal vão acompanhar, nas sessões pela manhã, nos dias 16, 17 e 18 de dezembro.
Com a presença do Mickey, da Minnie e de outros personagens famosos em todo o mundo, a apresentação ao vivo Disney Celebra: Um Natal Inesquecível terá mais de 30 artistas em cena, cenários, efeitos e figurinos especiais, trilha sonora original e uma narrativa criada especialmente para transmitir uma mensagem de esperança, união e celebração neste Natal.
No enredo do espetáculo, apresentando dentro do Centro de Eventos Positivo, dois anfitriões têm a missão de embalar sonhos e desejos que chegam a um centro de distribuição. CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o Natal de Curitiba 2025.
Disney Celebra: Um Natal Inesquecível é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Disney e AirPromo, e apresentação Nubank.
Programação
Além dos nove mil contemplados para o show, outras escolas participarão das demais atividades natalinas previstas, como o Natal nas Regionais, a Fábrica de Bolacha no Parque do Alemão, o Cinema da Disney ao Ar Livre, os carrosséis e roda-gigante espalhados pela cidade, além do tradicional Natal no Castelo do Batel.
Com realização da Prefeitura de Curitiba, o Natal de Curitiba 2025 é apresentado pelo Bradesco e também tem como patrocinadores: Governo do Paraná, Ademicon, Condor Super Center, O Boticário, Rumo, Grupo Potencial, Ligga, Uninter, Electrolux, Volvo do Brasil, PUCPR/Grupo Marista, Família Madalosso, Consórcio Servopa, MiniPreço, Tenda, Cenarium Brasil, Favretto, Abrasel-PR, Leroy Merlin, Valor Real Construtora, Realiza Eventos e Festtone. A programação ocorre de 24 de novembro a 6 de janeiro, com apresentações até 23 de dezembro.

