Obra do novo viaduto Curitiba-Pinhais é símbolo da maior transformação na mobilidade da capital

Obra do viaduto entre os municípios avança com produção de vigas longarinas de 610 toneladas e melhorias viárias

A construção do novo viaduto Curitiba-Pinhais avança com frentes simultâneas de trabalho e marca um dos pontos estratégicos da maior transformação em mobilidade urbana da história da cidade. A intervenção integra o projeto Novo Inter 2, investimento da Prefeitura de Curitiba com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que prepara a cidade para a nova era do transporte coletivo, com ônibus elétricos além da requalificação da infraestrutura urbana nos bairros.

O novo viaduto está sendo erguido entre a Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã, e a Rodovia João Leopoldo Jacomel, no município vizinho. Além do viaduto de 155 metros de extensão e três faixas por sentido, estão sendo construídas duas novas pontes paralelas sobre o Rio Atuba. As pontes, que vão auxiliar na fluidez do trânsito, estão na fase de produção das vigas longarinas – estruturas de concreto e aço com cerca de 33 metros e 50 toneladas cada.

Essas vigas estão sendo fabricadas fora do canteiro de obras, em uma área a cerca de 1 km do local, o que minimiza os impactos no trânsito. “A fabricação das vigas é uma etapa estratégica que permite o andamento simultâneo de outras frentes da obra e reduz interferências na mobilidade local”, explica Marina Solek, engenheira da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).

Vigas com 33 metros e com 50 toneladas são produzidas para a instalação no novo viaduto que liga Curitiba/Pinhais. Foto: Valquir Kiu Aureliano/SECOM

Fim do gargalo no trânsito

O novo complexo viário também trará uma rotatória estendida sob o viaduto, substituindo o atual semáforo de cinco tempos e eliminando gargalos entre as avenidas e ruas laterais. “A substituição do semáforo por uma rotatória vai garantir mais fluidez e segurança no trânsito”, afirma o secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur. A obra ainda inclui requalificação de vias, calçadas, iluminação, pavimentação e melhorias na drenagem urbana.

“É uma obra metropolitana que vai modernizar e ampliar a ligação entre a Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã, e a Rodovia João Leopoldo Jacomel, no município vizinho”, destaca o secretário de obras.

Nova mobilidade

O viaduto Curitiba-Pinhais está entre as inúmeras obras em curso dentro do Novo Inter 2, que está redesenhando os caminhos da mobilidade curitibana. Atualmente estão em execução quatro lotes previstos de obras do Novo Inter, um foi concluído e outros cinco estão em processo de licitação. O volume de obras viárias em execução reflete um momento inédito de investimentos coordenados e integrados.

O projeto prevê melhorias nos 38 quilômetros do itinerário de duas das linhas mais carregadas da cidade, o Inter 2 e o Interbairros II. O benefício é direto na rotina de mais de 580 mil moradores de 28 bairros da capital e um total de 181 mil passageiros por dia útil.

A preparação da cidade para a chegada dos ônibus elétricos passa por intervenções em diversas regiões e entre as melhorias previstas estão faixas exclusivas para ônibus, calçadas acessíveis, novos pavimentos, paisagismo, drenagem e sinalização inteligente. Haverá ainda aberturas de novas conexões viárias, ampliando a fluidez e a integração entre bairros e terminais.

As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e gerenciadas pela Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (Utag). O financiamento é realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Prefeitura de Curitiba.

Infraestrutura para o futuro

A transformação conduzida pela Prefeitura de Curitiba representa um momento inédito para a infraestrutura da capital. Ao mesmo tempo que as obras modernizam as vias e corredores de ônibus, também abrem o caminho para um modelo de cidade mais inteligente, sustentável e eficiente.

“Ao lado da chegada dos ônibus elétricos, estamos criando as bases de uma Curitiba do futuro, com infraestrutura de qualidade nos bairros, mais conectividade entre as regiões e um transporte coletivo mais rápido, confortável e limpo”, destaca Jamur.

Vigas com 33 metros e com 50 toneladas são produzidas para a instalação no novo viaduto que liga Curitiba/Pinhais. Foto: Valquir Kiu Aureliano/SECOM

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