Pessoas em situação de rua participam de curso para qualificação profissional em Curitiba
Pessoas em situação de rua atendidas pela Prefeitura de Curitiba iniciaram, nesta segunda-feira (2/2), o curso de Hambúrguer Gourmet, voltado à qualificação profissional na área da gastronomia. A capacitação é resultado de uma parceria entre a Fundação de Ação Social (FAS), Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Smsan) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
A turma é formada por oito participantes, todos acolhidos em unidades da FAS. As aulas vão até sexta-feira (6/2), das 14h às 17h, na Escola de Alimentação Nutricional Patrícia Casillo, no Jardim Botânico. A unidade é uma das seis mantidas pela Prefeitura de Curitiba para oferta gratuita de qualificação profissional à população.
O curso combina conteúdos teóricos e práticos. Os participantes aprendem desde noções de higiene e manipulação de alimentos até o preparo de diferentes tipos de hambúrgueres e massas para pães.
A gerente do Programa Acessuas Trabalho, Taciana de França Alves, explica que a capacitação integra um percurso estruturado de preparação para o mundo do trabalho. “Antes de iniciarem os cursos práticos, eles participam de oficinas do Acessuas voltadas ao desenvolvimento de habilidades sociais e competências profissionais. Isso faz com que cheguem mais preparados, com foco também em comportamento e habilidades”, afirma.
O Acessuas Trabalho faz parte da Política de Assistência Social e tem como objetivo promover a autonomia dos usuários por meio da integração ao mundo do trabalho. As ações incluem palestras, ciclos de oficinas, encaminhamento para oportunidades de inclusão produtiva e acompanhamento do percurso dos participantes.
Aprendizado na prática
O curso de Hambúrguer Gourmet é ministrado pelo instrutor Luiz Amilton, que há 16 anos trabalha no Senac. No primeiro dia de aula, os alunos aprenderam sobre higiene, manipulação de alimentos, ingredientes, utensílios e equipamentos usados no preparo de hambúrgueres.
Nesta terça-feira (3/2), começaram as aulas práticas, com o preparo de massas para pães, e depois disso o grupo aprenderá a fazer diferentes tipos de hambúrgueres, anéis de cebola e molho barbecure.
Entre os participantes está Ivan Moraes Antônio, 31 anos, acolhido há um mês e meio na Casa de Passagem Padre Pio, no Jardim Botânico. Morador de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, ele vê na capacitação uma chance de retomar a trajetória profissional.
“Sempre trabalhei em cozinha de restaurante e lanchonete. Gosto de gastronomia. Quando falaram do curso, vim fazer. Acredito que daqui possa surgir algum encaminhamento para trabalho na área”, diz.
Breno Yuri dos Inocentes Rodrigues, 28 anos, natural de São Luís (MA), mora em Curitiba há 15 anos e está acolhido há um mês e meio na Casa de Passagem Solidariedade. Ele conta que decidiu participar do curso de Hambúrguer Gourmet para aprender uma nova profissão.
“Sempre gostei de cozinhar, minha mãe me ensinou e me identifico com a área. Vim ver como será esse aprendizado”, afirma. Breno já trabalhou com gastronomia e diz que sonha, no futuro, em abrir um espaço gourmet.
Mais oportunidades
Na próxima semana, pessoas em situação de rua terão mais uma chance de se capacitar. Entre os dias 9 e 13 de fevereiro, será ofertado o curso gratuito de Preparo de Pizzas, também na Escola de Alimentação Nutricional Patrícia Casillo.

