Prefeito assina decreto que institui o Programa Curitiba Mais Mulheres em manhã de celebração no Boqueirão
Este sábado (25/10) foi marcado por um momento histórico para as políticas públicas voltadas às mulheres em Curitiba. Durante o evento Curitiba Mais Mulheres – Outubro Rosa, realizado na Rua da Cidadania do Boqueirão, o prefeito Eduardo Pimentel assinou o decreto que institui o Pacto Curitiba Mais Mulheres, uma iniciativa liderada pela Secretaria da Mulher e Igualdade Étnico-Racial (SMIR), em articulação com outras secretarias municipais.
O Pacto Curitiba Mais Mulheres nasce como uma estratégia transversal de articulação institucional e comunitária, com o objetivo de integrar e fortalecer as políticas públicas voltadas às mulheres. O programa propõe uma atuação conjunta entre o poder público, a sociedade civil, o setor privado e as instituições de ensino superior, consolidando um compromisso coletivo pela igualdade de gênero e pelo protagonismo feminino.
Durante a cerimônia, o prefeito Eduardo Pimentel destacou o simbolismo da assinatura do decreto:
“Reforçamos nosso compromisso de combater o assédio em todas as suas formas, protegendo nossas cidadãs.”
A secretária da Mulher e Igualdade Étnico-Racial, Marli Teixeira Leite, reforçou o papel articulador da iniciativa:
“O Pacto Curitiba Mais Mulheres reúne o poder público e a sociedade em um compromisso conjunto por mais oportunidades, autonomia e visibilidade para as mulheres curitibanas.”
Além da solenidade, o evento teve uma programação vibrante com aulas de dança, defesa pessoal, quick massagem, maquiadoras e um estúdio fotográfico, além de apresentações musicais e uma feira de artesanato que reuniu o talento de mulheres empreendedoras.
O Curitiba Mais Mulheres – Outubro Rosa é promovido pela SMIR, em parceria com a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e a Administração Regional do Boqueirão, com apoio de instituições como Amigas da Mama, Instituto Batom, Humsol e Mulheres que Inspiram.
Planos de ação intersetoriais
Segundo o decreto, o Pacto tem como finalidades prevenir e enfrentar todas as formas de violência contra a mulher, promover os direitos sociais, econômicos e culturais das curitibanas, ampliar sua participação social e fortalecer a integração entre os diferentes setores da cidade.
A coordenação do Pacto ficará sob responsabilidade da SMIR, pasta criada pelo prefeito Eduardo Pimentel este ano, e que atuará na articulação entre secretarias e na criação de mecanismos de diálogo permanente com a sociedade civil. A implementação ocorrerá por meio de planos de ação intersetoriais, grupos de trabalho temáticos, campanhas educativas e instrumentos de monitoramento e avaliação de resultados.
Cada órgão municipal poderá desenvolver ações temáticas vinculadas ao Pacto, em áreas como saúde, segurança, educação, esporte, habitação, cultura e sustentabilidade. Entre os exemplos previstos estão:
- Elas nas Hortas Urbanas – da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, voltada à autonomia econômica e inclusão produtiva;
- Mulheres em Movimento – da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), que estimula a prática esportiva e a ocupação de espaços públicos;
- Elas em Foco – da Cohab, com apoio à moradia de mulheres em situação de vulnerabilidade;
- Cultura para Elas – da Fundação Cultural de Curitiba, que valoriza a produção artística feminina;
- Empreendedora Curitibana – da Agência Curitiba, com foco em inovação e empreendedorismo feminino.
Novos restaurantes populares
Durante o evento, o prefeito também anunciou a implementação de mais dois restaurantes populares, um no Boqueirão e outro no Tatuquara.
“Aqui na Regional do Boqueirão, eu juntamente com o secretário Leversi, secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, e o IPPUC, aprovamos a construção de mais um restaurante popular em Curitiba, desta vez no Boqueirão. Ele estará localizado na Rua da Cidadania do Boqueirão, oferecendo refeições diárias a R$ 3,00 a partir do próximo ano”, disse o prefeito.
Eduardo Pimentel também anunciou que no dia 20 de novembro será inaugurado o restaurante popular do Tatuquara, que se somará aos já existentes no Portão, Fazendinha, Matriz e Pinheirinho.
Novo sede do Cras Boqueirão
As novidades não param por aí. O prefeito Eduardo Pimentel também anunciou novos investimento no Cras Boqueirão.
“Aqui no Boqueirão também vamos, no próximo ano, cumprir um compromisso do plano de governo, que é a sede de um novo Cras Boqueirão. Fora da Rua da Cidadania, mais amplo, para dar mais tranquilidade nos atendimentos dos nossos serviços de ação social”, disse o prefeito.
Presenças
Também estiveram presentes na celebração o secretário Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Professor Euler; o presidente da FAS, Renan de Oliveira Rodrigues; a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak; o presidente da Cohab, André Baú, a secretaria municipal de Gestão de Pessoal, Daniele Regina dos Santos; o administrador regional do Boqueirão, Zeca Melo; a coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Sandra Marques Prado; e os vereadores de Curitiba João das 5 irmão e Jasson Goulart.

