Prefeito e grupo de combate ao furto de cabos alinham estratégias para coibir o crime
O prefeito Eduardo Pimentel participou, na tarde desta terça-feira, (18/11), de uma reunião na Prefeitura com o Grupo Integrado de Combate ao Furto de Cabos, formado por empresas de telefonia, saneamento, energia elétrica, de ferrovias e de internet no Paraná. O grupo apresentou ao prefeito um diagnóstico sobre o cenário de furto de cabos no município, com os prejuízos das empresas e o impacto para o cidadão. O objetivo é alinhar estratégias de cooperação com a Prefeitura, para fortalecer o combate a esse tipo de crime no município.
Eduardo Pimentel destacou o trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT) na Operação Integrada Cabo Seguro e a atuação da Guarda Municipal para coibir este tipo de crime em Curitiba.
‘Vamos fortalecer e reforçar a fiscalização para combater furtos e a receptação de cabos, com o trrabalho da Guarda Municipal e do Departamento de Inteligência (DTI) e aumento do monitoramento das câmeras de segurança na cidade, com o Programa Conecta Muralha Curitiba”, ressaltou o prefeito.
O secretário de Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna, destacou o trabalho conjunto de fiscalização realizado no município com as empresas de telefonia e de internet na Operação Cabo Seguro, para combater os furtos de cabos e fios de cobre em semáforos e sistemas de comunicação. A operação fiscaliza estabelecimentos que compram e revendem materiais recicláveis e sucatas no município. “Vamos endurecer e intensificar a fiscalização para punir também administrativamente os receptadores, os estabelecimentos que compram esse material furtado”, afirmou Vianna.
Durante a reunião, o grupo apontou a necessidade de aprimorar a legislação municipal para combater o furto de cabos e destacou o projeto de lei apresentado pelo vereador Nori Seto, que propõe a criação de um cadastro digital para identificar os estabelecimentos que compram o material, bem como a identificação da origem e procedência.
Operação Cabo Seguro
A Operação Cabo Seguro foi criada para coibir os furtos, a receptação e o comércio ilegal de cabos e fios de cobre de semáforos e sistemas de comunicação. Nas oito fases da operação realizadas esse ano 39 locais que compram e revendem materiais recicláveis e sucatas foram vistoriados, 26 pessoas foram presas, 22 estabelecimentos receberam notificações da Secretaria Municipal de Urbanismo por falta de alvarás, e oito autos de infração foram emitidos.]
Presenças
Participaram da reunião o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello, o vereador Nori Seto, e representantes da área de segurança de empresas de telefonia, internet, energia elétrica e Rumo Logística.

