Prefeito Eduardo Pimentel participa de debate sobre inovação, sustentabilidade e qualidade de vida nas cidades
O prefeito Eduardo Pimentel participou da 1ª edição do Construtalk, evento que reuniu construtoras, incorporadoras, arquitetos e urbanistas para o debate de temas como sustentabilidade, inovação e qualidade de vida nas cidades, na noite dessa quinta-feira (23/10), no Hard Rock Café Curitiba.
O evento organizado no formato de talk show trouxe a discussão e o debate sobre a certificação Fitwel, referência internacional em construções e comunidades saudáveis para Curitiba, porque o município é referência em inovações urbanas e projetos de planejamento e desenvolvimento sustentáveis. O Fitwel representa uma forma de pensar a construção do ambiente que coloca a qualidade de vida e a saúde no centro das decisões do projeto e do planejamento urbano.
O diretor comercial da consultoria Hygge, Fabricio Lucchesi, fez a mediação do encontro, que contou com a participação do prefeito Eduardo Pimentel e convidados como Luiz Gustavo Salvático, representando a Plaenge Empreendimentos, Nadine Rachid, CPO da Fitwel nos Estados Unidos, Sabrina Slompo da Sasis Arquitetura e Paula Alano da Hygge.
Durante o talk show, o prefeito Eduardo Pimentel destacou a importância do diálogo aberto com o poder público para a elaboração e a criação conjunta de projetos e de ações que vão contribuir com o desenvolvimento sustentável do município.
“O poder público deve saber ouvir o setor privado, chamar para a tomada de decisões em conjunto, para se chegar a uma convergência. A elaboração do Plano Diretor propõe um diálogo nas consultas públicas, com sugestões e o debate para avançarmos cada vez mais na construção de políticas públicas para melhorar a vida das pessoas”, afirmou o prefeito.
Eduardo Pimentel apresentou ainda as soluções propostas para o redesenvolvimento do Centro de Curitiba, com as ações e iniciativas multisetoriais desenvolvidas no Programa Curitiba de Volta ao Centro, lançado em janeiro deste ano.
“O município vai lançar em breve um pacote fiscal para incentivar os investimentos na área central, para incentivar o investimento em empreendimentos comerciais, na compra de imóveis, o retrofit, o aluguel de imóveis na região central, com resgate da moradia social na área”, enfatizou o prefeito.
O evento no formato de talk show permitiu uma conversa dinâmica sobre como um ambiente construído pode influenciar hábitos, interferir no bem-estar e na produtividade, com impacto na saúde física, mental e social das pessoas. Nadine Rachid, CPO da Fitwel, veio dos Estados Unidos para debater como os princípios da certificação podem inspirar novas práticas no urbanismo e na arquitetura brasileira.
O diretor comercial da consultoria Hygge, Fabricio Lucchesi, explicou que a proposta do Construtalk é aproximar lideranças e promover debates sobre ESG, urbanismo inteligente, bem-estar e futuro das cidades, com curadoria especializada e ambiente de networking. “Essa edição inaugural em Curitiba simboliza o reconhecimento da cidade como referência em inovação urbana e planejamento sustentável”, destacou Lucchesi.
Curitiba de Volta ao Centro
O programa lançado pelo prefeito Eduardo Pimentel em janeiro deste ano já é uma realidade e suas primeiras iniciativas começam a transformar para melhor a região central. Entre as ações multissetoriais em execução estão: devolver a atratividade ao bairro, com a realização de eventos como o Domingo no Centro; ampliar a segurança, com as ações do Centro Seguro; reforçar as equipes da FAS para resgate da população em risco social; reocupar imóveis antigos, como o Estúdio Riachuelo; e incentivar o comércio, reduzindo a burocracia na liberação de alvarás.

