Prefeito Eduardo Pimentel prestigia novas exposições do MON

Nesta sexta-feira (28/11), o prefeito Eduardo Pimentel prestigiou a abertura simultânea de três novas exposições no Museu Oscar Niemeyer (MON), no Centro Cívico. Neste mês, o MON celebra 23 anos com a inauguração simultânea de três novas exposições, tanto dentro quanto fora do museu.

“Tenho incentivado as pessoas a ocuparem parques, praças, o Centro da cidade, isso é muito importante. Este museu é um orgulho para Curitiba e tem que ser ocupado, frequentado pelas famílias”, disse o prefeito.

Maior museu de arte da América Latina, inaugurado em 2002, o MON é ligado à Secretaria de Estado da Cultura e possui em seu acervo 14 mil obras de arte (artes visuais, arquitetura e design, coleções asiática e africana) em 35 mil metros quadrados de área construída.

As novas exposições são MON sem Paredes – Artistas Conquistam os Jardins do MON, O Mundo Lúdico dos Mangás e Animes e Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses – 130 anos de relações Brasil/Japão.

Ao visitar a exposição MON sem Paredes, com curadoria de Marc Pottier, o prefeito destacou a importância de as famílias conhecerem os espaços da cidade. Democrático e inclusivo, o projeto é um convite permanente para que o público externo se inspire. Nesta nova edição, quatro obras foram entregues à população: a escultura Aurum, da artista Rizza Bomfim; as Bancas Galerias, das artistas Mavi Morais, Maria Lynch, Atransälien e Yohana Oizumi; a escultura de Avaf (Assume Vivid Astro Focus), e o Robô Interativo dos arquitetos Dilva e Orlando Busarello, que resgata a memória afetiva de uma Curitiba de décadas atrás, quando a obra teve longa permanência na Praça Osório.

VEJA DETALHES das exposições

Participaram a secretária do Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira; o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marino Galvão Junior; a diretora do MON, Juliana Vosnika; e o diretor cultural, Jader Alves.

“O MON sem Paredes é um movimento para tirar as obras de dentro do museu, isso está em sinergia, em consonância com o que o prefeito Eduardo Pimentel tem feito em Curitiba, incentivando as pessoas a frequentarem o Centro”, destacou Juliana Vosnika.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *