Prefeito elenca nova concessão do transporte e Plano Diretor como prioridades da gestão no 2º semestre
O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, participou nesta segunda-feira (4/8) da reabertura dos trabalhos da Câmara Municipal no 2º semestre. Acompanhado de secretários municipais, fez um discurso no qual destacou os avanços dos primeiros sete meses de gestão e apontou prioridades, como a nova concessão do transporte coletivo e a elaboração do novo Plano Diretor. Em tom de parceria, agradeceu o apoio dos vereadores e reafirmou o compromisso com uma atuação conjunta entre Executivo e Legislativo.
“Desde o início do mandato, eu e o vice-prefeito Paulo Martins temos trabalhado em parceria com os 38 vereadores e vereadoras desta Casa. É assim que queremos seguir durante todo o mandato”, afirmou.
Prioridades
Eduardo Pimentel apresentou dois temas centrais que serão prioridade nos próximos meses na gestão: a nova concessão do transporte coletivo e o Plano Diretor. Segundo ele, ambos exigem transparência, participação popular e articulação técnica com o Legislativo. “Será a maior transformação do transporte nos próximos 30 anos, com base técnica do Ippuc, da Urbs, do BNDES e o que há de mais moderno no Brasil e no mundo”, destacou. Ele anunciou que o novo modelo prevê a implantação de 245 ônibus elétricos com ar-condicionado nos primeiros cinco anos, além da renovação total da frota a diesel em dez anos.
Ele garantiu, ainda, que durante o período de transição, o preço da passagem será mantido. “Enquanto houver a transição, não haverá aumento da tarifa na cidade de Curitiba”, assegurou.
Balanço
No balanço do semestre, o prefeito destacou a entrega de 157 novos ônibus, a ampliação de programas como o Tarifa Zero a Caminho do Emprego e Domingão Paga Meia, investimentos em infraestrutura e a geração de empregos. “Curitiba é a capital mais rápida do Brasil para abertura de empresas, com mais de 18 mil empregos com carteira assinada gerados só nos primeiros cinco meses da gestão”, afirmou.
Já o pacote de obras inclui quase 100 km de asfalto novo, reformas em escolas, ampliação dos Armazéns da Família e investimentos em mobilidade, como as obras do Novo Inter 2, de viadutos e trincheiras que integram a Linha Verde.
O prefeito ressaltou também a agenda social, destacando o programa Casa Curitibana, em parceria com o Governo do Estado, que oferece subsídios de até R$ 30 mil para moradias de interesse social, além do Vale-qualificação e ações para a população em situação de vulnerabilidade.
“O primeiro passo para a dignidade de uma família é a casa própria, e o primeiro passo para a dignidade de uma pessoa é o emprego”, declarou. Eduardo Pimentel Também mencionou a campanha histórica de arrecadação de agasalhos e o recorde de atendimentos em dias frios, com quase 1.500 acolhimentos diários nos abrigos da Fundação de Ação Social (FAS).
Ao encerrar, reforçou o papel de Curitiba como referência nacional em políticas públicas inovadoras e a recente conquista de ser a capital com melhor qualidade de vida do país.
“Não temos compromisso com o erro. Todas as decisões serão tomadas com rapidez, transparência e focando a melhoria da vida dos curitibanos”, afirmou. Antecipou ainda o lançamento de um pacote de incentivos fiscais para revitalização do centro, novos investimentos em cultura, com destaque para o Natal de Curitiba, e a ampliação da rede de monitoramento urbano, com mais de 6 mil câmeras interligadas. “Eu sou do diálogo. O mais importante é o avanço da cidade e a qualidade de vida dos cidadãos”, concluiu.
Diálogo e colaboração
O líder do prefeito na Câmara, Serginho do Posto, destacou a relação entre Executivo e Legislativo: “A relação produtiva e colaborativa que o prefeito Eduardo Pimentel cultiva com esta Casa representa o diálogo democrático e o respeito entre os poderes. Os avanços conquistados são frutos dessa colaboração institucional, que permite enfrentar os desafios urbanos e promover o desenvolvimento sustentável de Curitiba.”
O presidente da Câmara, Tico Kuzma, apresentou números do Legislativo no primeiro semestre de 2025. “Os vereadores protocolaram 553 projetos de lei, quase o dobro da legislatura anterior, e aprovaram 996 pareceres em comissões temáticas, 57% mais que no ano passado. Também foram encaminhados mais de 22 mil requerimentos à Prefeitura e pedidos de informação quase cinco vezes superiores a 2021, mostrando nosso compromisso com transparência e defesa do interesse público.”
Kuzma reforçou a boa relação entre os poderes: “Somos representantes de Curitiba e o caminho é o diálogo — sempre o diálogo — com firmeza, serenidade, convicção e o espírito do povo. Que este semestre seja produtivo, responsável e transformador para todos nós.”
Presenças
Prestigiaram a sessão o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello; a secretária municipal do Desenvolvimento Humano, Amália Tortato; o secretário municipal da Comunicação Social, Marc Sousa; e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Sigurd Roberto Bengtsson.