Prefeito lança campanha educativa para pedestres e reabre minicidade da Escola de Trânsito
O prefeito Eduardo Pimentel lançou nesta segunda-feira (15/9) a campanha educativa “Mão na Faixa”, para orientar os pedestres sobre a forma segura de atravessar as ruas. O lançamento foi feito na abertura da Semana Nacional de Trânsito, na Escola Pública de Trânsito de Curitiba, no bairro Fazendinha.
Eduardo Pimentel também reinaugurou na escola o Circuito Vivencial, uma minicidade dedicada às atividades de educação no trânsito para crianças de escolas públicas e particulares.
“Trabalhamos de forma permanente e integrada para alcançar morte zero no trânsito de Curitiba, com a revitalização das ruas e aperfeiçoamento da sinalização, campanhas educativas em rádio, TV e nos canais de comunicação da Prefeitura”, disse o prefeito. “O trabalho com os estudantes também é fundamental para conscientizar toda a sociedade e começa com as crianças, com os alunos da rede municipal e das escolas particulares com as atividades na minicidade aqui na nossa Escola Pública de Trânsito”, destacou Pimentel
Segundo dados do Batalhão de Trânsito, (Bptran), no ano passado foram registrados 565 atropelamentos em Curitiba, com 370 vítimas encaminhadas ao hospital com ferimentos. De janeiro até 12 de setembro deste ano, o Bptran atendeu 365 atropelamentos, com 212 feridos.
“Os pedestres esperam na faixa e não sabemos se eles vão realmente atravessar a rua ou se estão esperando um táxi, o carro de aplicativo. Estão geralmente entretidos com o celular. Para garantir a segurança, vamos orientar sobre a sinalização adequada para atravessar a via, para que as pessoas entendam como deve ser o comportamento correto”, afirmou a diretora da Escola Pública de Curitiba, ABC Trânsito, Melissa Puertas Sampaio.
Educação no trânsito
O Circuito Vivencial da escola ABC Trânsito foi reinaugurado após revitalização. A minicidade reproduz o dia a dia do trânsito de Curitiba, uma estrutura com faixas de pedestres, semáforos, placas, vias sinalizadas e com tráfego de carros elétricos, ônibus biarticulado, trem, bicicletas e até uma mini estação-tubo. No circuito são feitas aulas práticas de educação no trânsito para alunos das escolas municipais e particulares.
João Felipe de 10 anos, da Escola Municipal Maria Nicolas, participou da primeira aula na nova minicidade de trânsito e ficou empolgado com tudo que aprendeu.
“Sou um pedestre e tenho que atravessar na faixa, olhar para os dois lados e levantar a mão direita para mostrar que quero atravessar a rua. E não posso olhar no celular para não me distrair”, contou João Felipe.
Para agendar aulas na minicidade de trânsito os professores podem ligar para (41) 3288 6622 ou fazer contato pelo email [email protected]
Presenças
Participaram da abertura da Semana Nacional de Trânsito, os secretários municipais de Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna, da Comunicação Social, Marc Sousa, e da Educação, Jean Pierre Neto; o superintendente de Trânsito de Curitiba, Bruno Pessuti; o superintendente da Secretaria de Defesa Social e Trânsito, José Semmer Neto; o coordenador da Defesa Civil de Curitiba, Nelson Ribeiro; administradores regionais; o diretor do Detran-PR, Santin Roveda; Mônica Cortes, relações governamentais da Rumo Logística; representantes do Batalhão de Trânsito, da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Penal; Alexandre César Souza, do projeto Cadeirante na Estrada; e o diretor do Observatório Nacional de Segurança Viária, Mauro Gil Meger.