Prefeito oficializa repasse de R$ 13,9 milhões para escolas de educação especial
O prefeito Eduardo Pimentel oficializou, nesta quinta-feira (21/8), a transferência de R$ 13,9 milhões do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para 25 escolas de educação especial parceiras do município. O evento ocorreu na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) Henriette Morineau, no bairro Butiatuvinha, e contou com a presença de autoridades, representantes de escolas e alunos.
“Eu assinei esse documento que oficializa a transferência de quase 14 milhões de reais do Fundeb para as escolas especiais e enquanto eu for prefeito da cidade o recurso está garantido. Viva as Apaes e o ensino inclusivo”, disse Eduardo Pimentel.
O prefeito também falou sobre futuros incentivos da Prefeitura para a educação especial. “Já começamos os estudos jurídicos para que, além da compra de materiais, da atuação em aulas, do equipamento e de suprimentos, possamos autorizar, dentro da lei, que até 30% do repasse do recurso seja utilizado para pagar folha de pessoal. É um pedido de vocês”, contou Pimentel.
1.630 estudantes atendidos
Os recursos liberados vão beneficiar 62 professores da Secretaria Municipal de Educação lotados nas Apaes e 1.630 estudantes atendidos nas instituições de ensino especial. “São profissionais da secretaria lotados nas instituições, demonstrando essa parceria existente com a gestão municipal. Não estamos celebrando somente o avanço desse repasse de valores, mas também toda essa parceria”, destacou o secretário municipal da Educação, Jean Pierre Neto.
O repasse para a educação especial integrada à educação básica tem como objetivo o desenvolvimento e manutenção da escolarização de estudantes com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento, de acordo com a política educacional adotada pela Secretaria Municipal da Educação (SME).
“Nosso propósito tem um ponto em comum, que é o atendimento a essas pessoas, e é um trabalho que nós nunca poderemos realizar sozinhos. Então, agradeço ao prefeito pela sensibilidade para fazer esse momento acontecer”, apontou o presidente da Apae Curitiba, Paulo Roberto Michelon.
Eduardo Pimentel também comentou sobre a preocupação constante da gestão com a educação especial, citando as obras de manutenção urbana e asfáltica feitas na região da Apae Henriette Morineau, que garantiram maior segurança e conforto aos alunos e professores.
Presenças
Prestigiaram a assinatura do termo o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello; o presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Renan de Oliveira Rodrigues; o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, e o diretor da pasta César Neves; a superintendente de Gestão Educacional da SME, Thalita Folmann, e o coordenador de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado, Guilherme Medina; o deputado federal Newton Bonin; a deputada estadual Flávia Francischini; o administrador da Regional Santa Felicidade, José Dirceu de Matos; a diretora da Apae Santa Felicidade, Soeli Morais; e os vereadores Carlise Kwiatkowski, Pier Petruzziello, Renan Ceschin, Serginho do Posto e Sidnei Toaldo.