Prefeitura apresenta índice de recomposição salarial dos servidores

A Prefeitura de Curitiba anunciou a representantes dos sindicatos dos servidores, em reunião nesta quinta-feira (30/10), a proposta de recomposição salarial, calculada em 5,17%, percentual que corresponde à inflação medida pelo IPCA/IBGE (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) do período de outubro de 2024 a setembro de 2025. A recomposição salarial será paga a partir de janeiro de 2026.

“Temos feito um esforço permanente de valorizar nossos servidores e manter um caixa equilibrado que nos permita, além de cumprir com todas nossas obrigações, promover um volume recorde de investimentos”, disse o prefeito Eduardo Pimentel.

O projeto de lei com o índice de 5,17% deverá ser discutido e votado pelo Legislativo ainda em 2025, para garantir a aplicação do pagamento já com o novo percentual na folha de pagamento de janeiro de 2026.

“O nosso trabalho é atender as solicitações, mas deixar sustentável. Isso exige análise, estudo. É uma tarefa do gestor trabalhar com equilíbrio”, declarou a secretária municipal de Gestão de Pessoal, Daniele Regina dos Santos, que conduziu a reunião. Ela lembrou aos representantes dos sindicatos que o prefeito deixou claro, no Dia do Servidor, que vai cumprir os compromissos que fez de maneira sustentável.

Piso da Educação Infantil

Nesta quinta, o prefeito anunciou também que a Prefeitura de Curitiba pagará, em 2025, o complemento referente ao piso dos professores de Educação Infantil, de forma retroativa a janeiro, conforme anunciado pelo prefeito Eduardo Pimentel, na manhã desta quinta-feira (30/10). O valor definido pelo Ministério da Educação para o exercício de 2025 foi de R$ 4.867,77 para professores com jornada de 40 horas semanais. Receberão a complementação 1.973 professores de Curitiba.

O cálculo será feito de forma individualizada, mês a mês. Com isso, o servidor poderá receber valores diferenciados a cada mês. O pagamento complementar aos professores terá custo de R$ 8,6 milhões ao Município.

A expectativa da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoal é fazer este pagamento dia 12 de dezembro, em folha suplementar. A medida afeta também professores contratados pelo PSS (processo seletivo simplificado), que estejam recebendo menos do que o piso. Profissionais do magistério, que têm jornada de 20 horas semanais, já recebem o valor correspondente ao piso, considerada a proporcionalidade de horas trabalhadas.

Crescimento vertical

O crescimento vertical, procedimento de carreira dos servidores estatutários, será iniciado em 2025. O pagamento será realizado após a conclusão da última etapa que é a homologação do resultado final (depois do período de recursos), em 2026.

Pagamentos

Em novembro, os servidores receberão a segunda parcela do 13º salário, no dia 19, e o pagamento do mês está programado para o dia 28.

Já o pagamento das licenças-prêmio será feito dia 5 de dezembro. E o salário de dezembro está previsto para o dia 19 de dezembro.

Descontos no contracheque

Durante a reunião, a secretária Daniele informou aos sindicatos que nos próximos dias os servidores deverão confirmar, pelo sistema disponível no Portal do Servidor, os descontos relativos a associações e sindicatos. Ela argumentou que existem entidades antigas.

Nos casos em que o servidor declarar que o desconto não foi autorizado, as associações e sindicatos serão procurados para verificação e confirmação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *