Prefeitura de Curitiba intensifica combate à dengue com mutirões nos distritos CIC e Santa Felicidade

A Prefeitura de Curitiba dá continuidade às ações de combate à dengue com mutirões em bairros das regionais CIC e Santa Felicidade. A iniciativa une as secretarias municipais da Saúde (SMS) e do Meio Ambiente (SMMA) para combater os criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Os mutirões fazem parte das estratégias da prefeitura para eliminar criadouros do mosquito por meio da conscientização dos moradores e recolhimento de materiais inservíveis que acumulam água.

CIC

Entre os dias 28 de agosto e 4 de setembro, os mutirões serão realizados nos bairros Vila Augusta e Vila Sandra, no distrito sanitário CIC, e no bairro São Braz, em Santa Felicidade.

Na Vila Augusta serão atendidos 20 quarteirões. A população será informada pelos agentes de endemias de segunda (25/8) a quarta-feira (27/8) e o recolhimento dos materiais pelos caminhões do Meio Ambiente ocorrerá na quinta-feira (28/8).

Na próxima semana, entre segunda (1/9) e quarta-feira (3/9), os agentes de endemias percorrem 20 quarteirões da Vila Sandra, também no CIC, orientando os moradores sobre o que descartar e o recolhimento está agendado para a sexta-feira (4/9).

São Braz

Já no Distrito Sanitário Santa Felicidade, no bairro São Braz, 20 quarteirões serão atendidos pelo mutirão Curitiba sem Mosquito. Os agentes informarão os moradores na quinta (28/8) e sexta-feira (29/8) e o recolhimento de materiais será realizado na segunda-feira (1/9).

Materiais para descarte

Os caminhões da Prefeitura recolherão móveis velhos, entulhos, garrafas, plásticos, metais e restos vegetais (devidamente embalados ou ensacados).

No Mutirão Curitiba sem Mosquito não são recolhidos materiais de construção, galhos soltos, pneus, pilhas, medicamentos vencidos, tintas, lâmpadas e veículos abandonados. Estes itens exigem descarte específico em pontos do Ecocidadão espalhados pela cidade.

Mobilização comunitária

A secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak, enfatiza a relevância da participação dos moradores para o êxito da ação.

“É fundamental que cada família colabore, separando os materiais corretamente e colocando-os na rua nos dias informados. O Aedes aegypti encontra espaço para se reproduzir em qualquer objeto que acumule água”, ressalta.

Como Colaborar

  • Fique atento às datas de aviso: agentes de endemias farão a comunicação prévia.
  • Prepare os materiais com antecedência: priorize itens que possam acumular água.
  • Embale resíduos menores: plásticos, garrafas e restos vegetais devem estar ensacados.
  • Respeite as datas de coleta: materiais deixados fora do prazo podem não ser recolhidos e atrair pragas.

Serviço

Mutirão Curitiba sem Mosquito

Distrito Sanitário CIC
Bairro: Vila Augusta
Quarteirões: 20
Data que a população será informada:  25, 26 e 27/8
Data do Recolhimento: 28/8

Distrito Sanitário CIC
Bairro: Vila Sandra
Quarteirões: 20
Data que a população será informada: 1, 2 e 3/9
Data do Recolhimento: 4/9

Distrito Sanitário Santa Felicidade
Bairro: São Braz
Quarteirões: 20
Data que a população será informada: 28 e 29/8
Data do Recolhimento: 1/9

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *