Prefeitura de Curitiba treina servidores para a Operação Inverno 2025
Curitiba está pronta para iniciar mais uma edição da Operação Inverno, desenvolvida anualmente pela Prefeitura para reforçar o atendimento a pessoas em situação de rua durante os meses mais frios. A operação começa nesta sexta-feira (16/5) e vai até 22 de setembro.
Antes do início dos trabalhos, as equipes que atuam diretamente nesse atendimento participam, nesta quarta-feira (14/5), de uma reunião na sede da Fundação de Ação Social (FAS), no Campo Comprido. As orientações serão feitas pela Diretoria de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal da Saúde e abordará temas como identificação e tratamento da hipotermia, além de procedimentos para casos de urgência e não urgência.
Durante a capacitação, os participantes também receberão orientações sobre o correto preenchimento dos formulários do Serviço de Abordagem Social. Essa parte será ministrada pela Central de Encaminhamento Social 24h (CES), em parceria com a Diretoria de Atenção à População em Situação de Rua, ambas vinculadas à FAS.
Proteção
O presidente da FAS, Renan de Oliveira Rodrigues, explica que a preparação das equipes visa garantir uma atuação eficiente durante toda a Operação Inverno, principalmente nas situações de risco.
“A capacitação contínua dos servidores é fundamental para que eles saibam, principalmente, reconhecer os sinais da hipotermia e aplicar os primeiros cuidados, como o aquecimento da pessoa afetada e o acionamento das equipes da Saúde”, explica Renan.
O presidente da FAS destaca que a hipotermia pode levar à morte pessoas expostas ao frio sem abrigo ou roupas adequadas.
Lançamento
A Operação Inverno é uma das ações mais importantes da política pública de atendimento à população em situação de rua em Curitiba. O lançamento da Operação Inverno, assim como o da Campanha do Agasalho, será nesta sexta-feira (16/5), às 9h30, na sede da FAS.
O trabalho conta também com o apoio da população, que pode colaborar informando sobre pessoas em risco pelo telefone da Central 156.