Prevenção ao câncer de mama colore de rosa Parque Lago Azul
A manhã ensolarada desta quarta-feira (15/10) coloriu de rosa o Parque Lago Azul, no Umbará, para a Caminhada do Outubro Rosa, o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama e à valorização do cuidado com a saúde da mulher.
Vestidos de camisa cor-de-rosa, 225 alunos e alunas matriculados nas atividades da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), da Regional Bairro Novo, participaram de uma caminhada destacando a prevenção como uma das principais arma para preservar a saúde.
Caminhada, alongamento e piquenique
De acordo com o chefe do núcleo da Smelj, Paulo Ribeiro, os participantes percorreram 2 km das trilhas do Parque Azul. O programa incluiu também distribuição de lenços e um piquenique com os pratos trazidos pelos participantes.
Cuidado aumenta com a idade
O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. A doença responde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade a incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos.
Para o secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Professor Euler, para conter o avanço da doença é preciso menos discurso e mais ação.
Conscientização é chave
“O Outubro Rosa não pode ser simplesmente um mês de discurso, tem que ser muito mais um mês de ação. Esta é uma caminhada em prol da vida, uma caminhada de conscientização para que as mulheres façam autoexame, procurem os médicos e estejam prevenidas quanto ao câncer de mama. A ideia é conscientizar o maior número possível de mulheres e demonstrar que a atividade física é um aliado importante”, comentou o secretário.
A administradora da Regional Bairro Novo, Veridiana Maranho, explicou que o importante é orientar a população de que os cuidados devem ser observados o ano inteiro.
“Quando você fala individualmente com uma pessoa é uma coisa. Mas quando você junta um grupo o que se percebe é que todos estão ali por um propósito. Lembrando que outubro é o mês de alerta, mas as atividades oferecidas na regional duram o ano todo e o exercício físico auxilia nessa prevenção também”, lembrou.
Prevenção e exercícios
Adriana Kuchma, 52 anos, moradora no Sítio Cercado, foi demonstrar o seu apoio à prevenção do câncer. Ela pratica musculação e aulas de ritmos ofertadas pela Smelj e faz os exames preventivos periodicamente.
“Adoro as atividades, participo praticamente de todas as corridas que a Prefeitura promove. Em primeiro lugar pela saúde, porque você tem mais estímulo, tem vontade de sair, conhecer pessoas, se comunicar. Nem falo da saúde física, porque tem gente que fala que faz isso e aquilo só pelo corpo. Não é só isso; ajuda muito a saúde mental”, disse.
Para Anair de Fátima Oliveira, a atividade física, principalmente ao ar livre, faz bem para o corpo e também é motivadora.
“Faz toda a diferença participar de uma atividade como esta. Normalmente, a gente faz atividade física em lugar fechado e não pode ver as maravilhas da natureza, além de se comunicar com as pessoas”, citou.