Professores do MusicaR de Curitiba aproveitam as férias para se aperfeiçoar com especialistas internacionais

Enquanto as aulas seguem em recesso, cerca de 30 professores do Programa MusicaR aproveitaram as férias para aprofundar seus estudos em dois cursos intensivos de formação pedagógica. As atividades acontecem durante toda esta semana, com encontros pela manhã conduzidos pela flautista curitibana radicada na Alemanha, Sibille Rauscher, e oficinas à tarde com a educadora e musicista Andrezza Prodóssimo.

A ação integra o programa permanente de capacitação docente do MusicaR, uma iniciativa da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), que reforça a valorização dos professores e a qualificação das práticas de ensino musical nas regionais da cidade.

Referência internacional no ensino da flauta doce, Sibille compartilhou com os docentes estratégias para o ensino coletivo do instrumento, abordando técnicas de postura, articulação, sonoridade e repertório introdutório. A flautista, que vive há 35 anos na Alemanha, destacou a potência do trabalho desenvolvido pelo MusicaR.

“Esse trabalho é tão valioso porque as crianças não aprendem isso só para agora, mas para a vida. Elas desenvolvem escuta, sensibilidade, sociabilidade e também acesso a experiências culturais e emocionais profundas”, afirmou Sibille. “A flauta doce é o começo do estudo da música, mas pode ser muito mais do que isso.”

Sibille integra uma geração marcante de músicos curitibanos, da qual também fazem parte nomes como Alex Klein e Janete Andrade, atual coordenadora de música erudita da Camerata Antiqua de Curitiba. “Eles viraram mentores e organizadores culturais”, lembra a coordenadora pedagógica do MusicaR, Ângela Deeke Sasse.

Durante a formação, Sibille também compartilhou memórias de sua própria infância musical em Curitiba, ressaltando o quanto essa vivência moldou sua trajetória como educadora na Europa. “As crianças brasileiras são muito musicais, têm uma rítmica natural que vem da cultura. Aqui talvez falte o desenvolvimento técnico mais aprofundado, e é nisso que posso contribuir. Mas o que aprendi em Curitiba como criança influenciou profundamente o meu trabalho.”

No período da tarde, a formação segue sob a orientação de Andrezza Prodóssimo, doutoranda em Educação e pesquisadora da musicalidade infantil, que propõe atividades voltadas à escuta, ao corpo e à expressividade musical por meio do brincar. A abordagem dialoga diretamente com os princípios do MusicaR, que busca promover a musicalização como um direito e uma experiência transformadora.

Para a coordenadora Ângela Sasse, essas formações reafirmam a essência do programa. “É um momento de encontro e crescimento coletivo. Os professores ampliam suas ferramentas, trocam experiências e voltam para as regionais ainda mais preparados para tocar a vida das crianças por meio da música.”

MusicaR

O MusicaR é um programa gratuito da Prefeitura de Curitiba que promove a musicalização de forma democrática e inclusiva para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos. As aulas são no contraturno escolar, duas vezes por semana, e contemplam práticas de flauta doce, percussão corporal e instrumental, canto coral, jogos musicais e construção de instrumentos. Presente em todas as regionais da cidade, o programa busca ampliar o repertório cultural dos alunos, desenvolvendo não apenas habilidades musicais, mas também valores como autonomia, escuta, concentração e convivência em grupo.

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