Quando a noite cai: decorações podem ser vistas até 6 de janeiro
De árvores a jogos de luzes, as decorações do Natal de Curitiba encantam aos olhos de todos com o cair da noite. E o melhor: continuam montadas, mesmo com o fim da maioria dos espetáculos da programação oficial, na última terça-feira (23/12). Famílias curitibanas e turistas poderão apreciar as ambientações temáticas da cidade até 6 de janeiro (Dia de Reis).
Dos enfeites lúdicos do Circuito de Natal no Centro a decorações pelos bairros, é possível programar um roteiro gratuito com árvores de Natal iluminadas, guirlandas, corredores de luz, estrelas de Belém e até esculturas gigantes de personagens amados. Sem contar que basta olhar para o horizonte e apreciar a iluminação da Torre Panorâmica com seus 109,5 metros de altura.
Decoração do Parque Tanguá, no bairro Taboão.
Para deixar a cidade ainda mais iluminada, a Prefeitura de Curitiba instalou mais de 50 árvores natalinas em pontos estratégicos da capital.
As estruturas estão montadas em pontos de grande circulação como parques, calçadões, avenidas, memoriais e espaços históricos, além das dez Ruas da Cidadania nas regionais de Curitiba. A maior de todas, com 35 metros de altura e 20 toneladas, foi instalada no Parque Mágico do Disney Celebra: Um Natal Inesquecível, no Parque Barigui, que também continua com as principais decorações até o início de janeiro, como o Túnel dos Desejos, um corredor de 120 metros iluminado por milhares de pontos de luz; o Ponto do Mickey, escultura monumental de 6,3 metros do personagem mais querido do mundo; a megaloja da Disney (das 10h às 22h) e o Portal dos Desejos, formado por grandes caixas de presentes e iluminação cênica.
Neste ano, seis novos endereços contam com as árvores natalinas: Parque Papa Francisco, Rua Bley Zornig, Rua Isaac Ferreira da Cruz, Igreja do Umbará, Parque Lago Azul e Praça das Nações.
Com iluminação em LED, as árvores do Natal de Curitiba se destacam na paisagem urbana, como por exemplo a Árvore de Natal da Volvo, de 18 metros de altura, instalada na rotatória da Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico.
O circuito das árvores do Natal de Curitiba também tem duas ‘árvores vivas’, nas quais as lâmpadas dão espaço a vasos de flores. As estruturas de 8 metros de altura receberam 7,5 mil vasos de sálvias vermelhas, plantadas em copos de iogurte reaproveitados e foram instaladas no Jardim Botânico e no calçadão do Largo da Ordem, em frente à Igreja da Ordem Terceira de São Francisco.
Prédios Históricos
Os prédios mais antigos de Curitiba ficam no Centro Histórico e vários receberam uma decoração especial para o Natal. Para valorizar as fachadas dos edifícios, guirlandas natalinas foram instaladas no Palacete Wolf, na Casa Hoffmann, no Solar da Cultura e na Igreja do Rosário.
Outros pontos de interesse histórico também receberam adornos lúdicos ou iluminação especial como a Catedral de Curitiba, o Palácio Avenida e o Palácio Rio Branco (sede da Câmara Municipal de Curitiba), por exemplo.
Manto de luz torna o cenário do Largo da Ordem mais lúdico.
E um dos principais símbolos do Natal, a estrela de Belém, também tem espaço no Natal de Curitiba. São duas belas estruturas. Na Praça Tiradentes, uma das mais movimentadas do Centro da capital, uma estrela de 30 metros de comprimento e 10 metros de altura chama a atenção de quem passa em frente à Catedral. A outra estrela de Belém está no Jardim Botânico, formando um belo cenário com a estufa e a árvore da vida.
Parques, bosques e praças
As decorações de parques, bosques e praças também são um convite para explorar Curitiba à noite. No Bosque do Alemão, no Vista Alegre, as estrelas de Belém instaladas no jardim do portal guiam os visitantes até a trilha de João e Maria, que também recebeu uma iluminação especial de Natal. Ainda no Bosque do Alemão, o Oratório de Bach se transformou na Casa do Pão de Mel, com uma decoração natalina na forma de pirulitos, bolachas, confetes e algodão-doce. Ao lado sua bela árvore de Natal.
No Centro, a decoração do circuito de Natal se espalha pela Praça Santos Andrade, reúne adereços lúdicos para entreter principalmente as crianças e garantir belas fotos para as redes sociais. Uma árvore de Natal de 20 metros de altura e outras duas, de 18 metros cada, instaladas em frente ao prédio histórico da Universidade Federal do Paraná completam o cenário instagramável.
Árvore de 15 metros se destaca na decoração do Passeio Público.
Também na região central, o Natal de O Boticário celebra a data mais festiva do ano com uma linda árvore de Natal de 15 metros de altura instalada em meio ao calçadão da Rua XV, além de um manto de luz que se espalha pela primeira via de pedestres do país. A roda-gigante iluminada de 22 metros de altura continua para passeios até o dia 26 de dezembro.
No parque mais antigo da cidade, o Natal Condor no Passeio Público é pura nostalgia, com o carrossel veneziano e o trenzinho sobre trilhos, que seguem até 6 de janeiro. Uma árvore de luz de 15 metros e a decoração com microlâmpadas dos portais complementam a decoração e deixam o local ainda mais acolhedor.
As decorações do Natal de Curitiba também continuam no Parque Tanguá, onde o Belvedere está todo iluminado, além das três árvores de 20 metros. Já no Bosque do Papa seu belo Memorial da Imigração Polonesa está com todas as sete casas decoradas e recebe, além de uma árvore de Natal de flores, uma exposição de presépios originais da cidade de Cracóvia, aberta para visitação até o fim de janeiro.
Além disso, todas as Ruas da Cidadania de Curitiba foram enfeitadas para celebrar o Natal e ganharam árvores de Natal com iluminação especial e as tradicionais rosáceas de luz.
Família Moletta
Além das decorações que se espalham pela cidade, realizadas pela Prefeitura e patrocinadores, segue até janeiro um cartão-postal natalino do bairro Umbará. A Rua Iluminada Família Moletta (Rua Nicola Pellanda, 5.962, Umbará) poderá ser visitada até 4 de janeiro. A atração paga tem este ano o tema medieval, com direito a castelo iluminado, soldados e personagens que circulam pela rua e pelas trilhas temáticas.
O passeio dura cerca de duas horas, tempo necessário para contemplar as obras luminosas, caminhar pela passarela, visitar a gruta, aproveitar a gastronomia e assistir ao show de luzes. As casas da família, ao longo de 300 metros da Rua Nicola Pellanda, também vão encantar crianças e adultos. Nesta edição, serão mais de 1,5 milhão de lâmpadas de LED e decorações especiais.
Decoração da Família Moletta: 1,5 milhão de lâmpadas de LED e decorações especiais.
A Rua Iluminada Família Moletta só não abre no dia 31/12. Até 4 de janeiro, ocorre de domingo a quinta-feira, das 19h30 às 22h30; e sextas e sábados das 19h30 às 23h. Ingressos estão à venda no site do espetáculo.
Ainda no bairro Umbará está o tradicional presépio em tamanho real da Regional Bairro Novo, restaurado pela Fundação Cultural de Curitiba. Este ano, ele integra a decoração do jardim da igreja da Paróquia São Pedro do Umbará e poderá ser apreciado até 6 de janeiro.
Com realização da Prefeitura de Curitiba, o Natal de Curitiba 2025 é apresentado pelo Bradesco e também tem como patrocinadores: Governo do Paraná, Ademicon, Condor Super Center, O Boticário, Rumo, Grupo Potencial, Ligga, Uninter, Electrolux, Volvo do Brasil, PUCPR/Grupo Marista, Família Madalosso, Consórcio Servopa, MiniPreço, Tenda, Favretto, Abrasel-PR, Super Muffato, Valor Real Construtora, Realiza Eventos e Festtone. Em caso de mau tempo, atrações ao ar livre do Natal de Curitiba (inclusive os brinquedos, como carrosséis, trenzinhos e roda-gigante) podem ser suspensas, canceladas ou adiadas. Também há algumas apresentações que podem ser transferidas para locais cobertos. A programação ocorre de 24 de novembro a 6 de janeiro, com apresentações até 23 de dezembro.





