Mutirão do MEI passará por cinco locais, com serviços, orientações e qualificações para micro e pequenos empreendedores

Além de uma agenda de ações para auxiliar os curitibanos que querem conquistar um trabalho de carteira assinada, a Prefeitura promove, neste mês de maio, o Mutirão do MEI, voltado a microempreendedores individuais (MEIs), micro e pequenos empreendedores.

Serão cinco dias, em cinco locais diferentes, em que serão concentrados uma série de serviços, orientações, atendimentos, qualificações, palestras e oficinas, oferecidos gratuitamente.

A primeira será na Rua da Cidadania Pinheirinho, na quarta-feira (14/5). Na sequência, o evento será nas Ruas da Cidadania Matriz (20/5), Cajuru (22/5), Boa Vista (27/5) e Fazendinha (29/5). Em todas as etapas, os serviços serão prestados das 9h às 17h.

Em cada local, o público terá acesso a atendimentos presenciais dos dez Espaços Empreendedor de Curitiba, como formalização, declaração anual, alteração de dados cadastrais, regularização de débitos e parcelamentos.

“Curitiba tem 216 mil MEI formalizados, e realizamos este mutirão em maio, de forma descentralizada em cinco etapas pela cidade, com a importante parceria do Sebrae/PR para que mais microempreendedores se formalizem ou recebam informações sobre como fazer sua empresa crescer. Queremos que se tornem pequenos, médios, grandes negócios, que gerem empregos e fortaleçam a economia da nossa capital paranaense”, afirma o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins.

A iniciativa é realizada pela Prefeitura, por meio da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), em parceria com o Sebrae/PR, para facilitar o acesso a informações, atendimentos, estimular a formalização e oferecer capacitações voltadas à gestão e ao crescimento dos pequenos negócios.

Capacitação

A participação no evento é gratuita e os atendimentos serão realizados por ordem de chegada. Em cada uma das etapas do Mutirão MEI, será realizada uma qualificação profissional voltada ao empreendedorismo. Para essas capacitações, é possível assegurar vaga antecipada, com a inscrição online. CLIQUE AQUI para se inscrever.

Os mutirões trarão capacitações e palestras práticas e gratuitas, com temas voltados à gestão financeira, acesso a mercados, marketing digital e às oportunidades em compras públicas. Sobre esse tema, apenas em 2023, Curitiba movimentou R$ 3,27 bilhões por meio de editais e licitações, por exemplo, que são oportunidades para o MEI.

Programação do Mutirão do MEI 2025:

14/5 (quarta-feira) –Rua da Cidadania Pinheirinho

  • Atendimentos e prestação de serviços: das 9h às 17h (por ordem de chegada)
  • Palestra: Maximizando resultados na sua gestão financeira: das 10h às 12h
  • Inscrições para a palestra: gratuitas, pela página do Vale do Pinhão no Guia Curitiba 
  • Endereço: Avenida Winston Churchill, 203 – Pinheirinho

20/5 (terça-feira) – Rua da Cidadania Matriz

  • Atendimentos e prestação de serviços: das 9h às 17h (por ordem de chegada)
  • Palestra: Seu Negócio no Topo: Estratégias no Instagram e Google Meu Negócio – 10h às 12h
  • Inscrições para a palestra: gratuitas, pela página do Vale do Pinhão no Guia Curitiba 
  • Endereço: Praça Rui Barbosa, 101 – Centro

22/5 (quinta-feira) – Rua da Cidadania Cajuru

  • Atendimentos e prestação de serviços: das 9h às 17h (por ordem de chegada)
  • Oficina: Oportunidades em editais públicos: Descubra o que Curitiba tem para você – 14h às 17h
  • Inscrições para a oficina: gratuitas, pela página do Vale do Pinhão no Guia Curitiba
  • Endereço: Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2.150 – Cajuru

27/5 (terça-feira) – Rua da Cidadania Boa Vista

  • Atendimentos e prestação de serviços: das 9h às 17h (por ordem de chegada)
  • Palestra: Dicas práticas para desenvolver o comportamento empreendedor – 10h às 12h
  • Inscrições para a palestra: gratuitas, pela página do Vale do Pinhão no Guia Curitiba
  • Endereço: Avenida Paraná, 3.600 – Boa Vista

29/5 (quinta-feira) – Rua da Cidadania Fazendinha

  • Atendimentos e prestação de serviços: das 9h às 17h (por ordem de chegada)
  • Oficina: Oportunidades em editais públicos: Descubra o que Curitiba tem para você – 9h às 12h
  • Inscrições para a oficina: gratuitas, pela página do Vale do Pinhão no Guia Curitiba
  • Endereço: Rua Carlos Klemtz, 1.700 – Fazendinha

Público-alvo

O evento é destinado a quem já tem um micro ou pequeno negócio (formalizado ou não), quem é microempreendedor individual (MEI) e a quem quer começar a empreender.

“Para quem é MEI, micro e pequeno empreendedor, essa é uma grande oportunidade de conhecer a rede de apoio que ele tem em Curitiba. Os serviços oferecidos nas cinco etapas do Mutirão são ofertados o ano todo, gratuitamente, de segunda a sexta-feira, nos nossos dez Espaços Empreendedor, localizados nas Ruas da Cidadania e no Pinhão Hub, para que os donos dos pequenos negócios tenham apoio permanente”, destaca a coordenadora do programa Curitiba Empreendedora, Letícia Justus.

O consultor do Sebrae/PR, Rodrigo Feyerabend, destaca a necessidade de ter uma estratégia de inclusão e fortalecimento para todas as fases dos pequenos negócios. “A proposta é levar os serviços até os bairros, aproximando quem deseja começar ou já empreende do apoio necessário para sua atividade.”, pontua.

A programação também faz parte da Semana do Microempreendedor Individual do Sebrae-PR, que se estende por todo o Paraná.

Serviços

Durante o Mutirão, equipes dos Espaços Empreendedor e do Sebrae-PR vão ofertar serviços como:

  • Formalização e alteração do MEI*;
  • Regularização de débitos;
  • Emissão de Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS);
  • Cadastro da empresa como fornecedora de produtos e serviços para a Prefeitura de Curitiba no e-Compras(para participação de editais de licitação e Fundo Rotativo);
  • Auxílio na Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), que deve ser enviado até 31/5.

*Para abertura do MEI, é necessário apresentar, no dia do Mutirão, documentos pessoais e a capa do carnê do IPTU onde será aberto o negócio. Para a DASN, é necessário apresentar as informações do faturamento anual da empresa, referente a 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *