Educação e União de Pais promovem debate sobre autismo
A inclusão de crianças e adolescentes com autismo no sistema regular de ensino é o assunto do seminário que a organização não governamental União dos Pais pelo Autismo (Uppa) e a Secretaria da Educação de Curitiba promovem no dia 1º de abril (sábado), das 8h30 às 16h, no Salão de Atos do Parque Barigui. O evento é aberto a professores, pais de autistas e à comunidade em geral, que podem se inscrever gratuitamente.
Essa edição do seminário é a primeira promovida em parceria entre a Uppa e a secretaria, que mantém autistas matriculados nas unidades da rede municipal de ensino.
Segundo a diretora do Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado, Gislaine Coimbra Budel, cerca de 500 dos aproximadamente dois mil estudantes de inclusão matriculados na rede municipal têm diagnóstico de autismo. “A maioria frequenta creches e escolas, mas quatro já são adultos e vão às unidades de Educação de Jovens e Adultos, a EJA”, conta.
O autismo é a condição que compromete a capacidade de se comunicar, compartilhar, expressar sentimentos e pensamentos e de usar palavras de acordo com o contexto. Dependendo de cada caso, essa condição pode interferir no desenvolvimento global da criança de modo mais ou menos grave.
Dia Mundial
A data escolhida para o seminário antecede o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abril. As inscrições podem ser feitas pelo endereço https://www.eventbrite.com.br/e/autismo-e-inclusao-seminario-uppasme-tickets-32825343486.
No dia do evento, a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude oferecerá um dia especial de recreação no Parque Barigui, das 10h às 17h. Estarão à disposição das crianças jogos, brinquedos diversos e pintura.