Programa inovador da rede estadual com situações reais prepara alunos para avaliações
Como parte das estratégias da Secretaria de Estado da Educação do Paraná para otimizar o aprendizado dos conteúdos curriculares, fortalecer a qualidade do ensino e aprimorar os índices que mantém e educação do Estado no topo do ranking educacional brasileiro, o Governo do Estado tem desenvolvido ações direcionadas ao desempenho dos estudantes nas avaliações nacionais.
Com foco na preparação para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), uma das principais iniciativas é o projeto Investigação Saeb, integrante do programa Desafio Paraná, que tem como foco fortalecer a aprendizagem na Rede Estadual de Ensino do Paraná, por meio do uso estratégico de tecnologias educacionais que ampliam a jornada de estudos dos alunos e promovem práticas pedagógicas baseadas em evidências.
A ação, lançada neste ano, envolve 299 professores e 4.600 alunos de 28 escolas da rede estadual, com atividades voltadas aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio.
O projeto se destaca pela proposta pedagógica que utiliza metodologias ativas e situações-problema para promover o ensino de forma interdisciplinar. Diferente do modelo tradicional, as aulas são ministradas de maneira integrada, com dois professores em sala, um de cada disciplina.
Por exemplo, no 9° ano do Ensino Fundamental, o reforço é focado nos componentes curriculares de Ciências, Língua Portuguesa e Matemática. Já na 3° série do Ensino Médio, o foco é Língua Portuguesa e Matemática.
“A organização dos conteúdos visa proporcionar uma abordagem conjunta dos principais temas que integram a matriz de referência do SAEB, favorecendo o desenvolvimento de competências e habilidades exigidas na avaliação”, explica o secretário de Educação, Roni Miranda.
CONTEXTO INVESTIGATIVO – Desde maio, os materiais didáticos produzidos pela própria Seed-PR são organizados por temáticas trimestrais, adequadas às fases de desenvolvimento dos alunos. Desenvolvidas em ambiente virtual, por meio da gamificação, as atividades estimulam a curiosidade, o raciocínio lógico e a autonomia dos estudantes, integrando os conteúdos de forma lúdica e investigativa.
Para os estudantes do 9º ano, o tema atual é “Exploradores de Elária”, inspirado pelo interesse dos adolescentes em investigações, séries e jogos envolvendo descobertas marítimas. Já para a 3ª série do Ensino Médio, o tema “Mente sã – Corpo são” busca abordar aspectos ligados à saúde mental e aos desafios enfrentados pelos jovens em um ano marcado por decisões importantes, como vestibulares, Enem e o próprio SAEB.
Os conteúdos, organizados e disponibilizados digitalmente pelo site do Desafio Paraná, contam com materiais específicos tanto para professores quanto para alunos. Os estudantes recebem atividades em formato de quizz, enquanto os docentes têm acesso a orientações detalhadas para condução das aulas. As atividades propõem enigmas a serem resolvidos de forma colaborativa, conectando diferentes áreas do conhecimento em um único material.
Durante as aulas, os alunos são divididos em equipes de quatro a cinco integrantes, cada um com um tablet ou um chromebook em mãos, respondendo às questões em equipe que, além de colaborar para o aprendizado efetivo, dão suporte às pesquisas e promovem o senso de colaboração em sala de aula. Os quizzes são realizados exclusivamente na escola, mas os conteúdos podem ser acessados de casa para estudo.
Ao final de cada atividade, um relatório automático é enviado ao professor com o desempenho dos estudantes, apontando erros e acertos, o que permite a retomada de conteúdos com maior precisão.
Além do foco nos conteúdos cobrados no SAEB, o projeto contempla também toda a grade curricular. Um dos diferenciais do Investigação SAEB é justamente apresentar os temas de forma integrada, rompendo com o ensino fragmentado tradicional e conectando as disciplinas por meio de experiências práticas.
“A proposta envolve desafios que extrapolam o conteúdo digital. Os alunos são incentivados a produzir poemas, maquetes, desenhos e outras expressões artísticas relacionadas ao tema em estudo. A dinâmica contribui para fortalecer o vínculo entre professores e alunos, além de revelar talentos diversos, como habilidades de comunicação, expressão artística e liderança”, explica Renata Virgínia Moura, chefe do programa Desafio Paraná e idealizadora do Investigação.
“Com base nas informações geradas pelos relatórios, o projeto também permite à Seed-PR mensurar o desempenho dos alunos, turmas e escolas, identificando áreas que precisam de reforço ou recomposição”, afirma.
NA PRÁTICA – Elisangela dos Santos Cordeiro, é professora de Língua Portuguesa no Colégio Estadual Irênio Moreira Nascimento, em Tibagi, nos Campos Gerais. Para ela, a iniciativa tem ampliado as possibilidades de ensino e proporcionando novos olhares sobre a prática docente. “Para os professores, a opção de ver a aprendizagem fora da caixa permite perceber novas possibilidades de proporcionar um ambiente de aprendizagem voltado para a prática, valorizando a aptidão de cada aluno”, destaca.
Ela também enxerga benefícios diretos para os estudantes. “Eles aprendem a interpretar a realidade, a resolver problemas e a perceber que a ciência está presente no cotidiano. O simples ato de respirar é uma ciência”, afirma.
Segundo a professora, os alunos demonstraram maior desempenho na Prova Paraná (avaliação diagnóstica da educação estadual) e estão mais engajados com o aprendizado. Para ela, o grande diferencial do projeto está na forma como os componentes curriculares são mesclados. “É justamente o fato do aluno perceber que o conhecimento é construído como um todo, e não fragmentado. Um componente completa o outro. O trabalho em equipe mostra que cada integrante contribui com o que tem, e todos têm algo a oferecer”, conclui.
SAEB – O SAEB é um conjunto de avaliações aplicadas a alunos do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio em escolas públicas e privadas. O objetivo principal é fornecer dados sobre o desempenho dos estudantes, que são utilizados para aprimorar políticas públicas e a qualidade da educação.
Em 2025, o SAEB trará novidades na aplicação e contará com a transição das matrizes curriculares alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Entre as mudanças previstas, destacam-se o início da transição para as matrizes alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Saeb censitário (língua portuguesa e matemática do 5º e 9º anos ensino fundamental e 3ª e 4ª séries do ensino médio)
A aplicação do SAEB ocorre a cada dois anos, estando a próxima avaliação agendada para o segundo semestre deste ano. O período de aplicação não é o mesmo para todas as escolas e municípios, pois se trata de uma avaliação de larga escala. No entanto, a divulgação dos resultados geralmente ocorre no início do primeiro semestre letivo seguinte à aplicação.