Projeto da Educação terá assessoria de Instituto de Massachusetts, dos EUA

O SEEDLab, projeto de tecnologia educacional desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação, será assessorado pelo Instituto de Tecnologia da Universidade de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), nos Estados Unidos. A proposta paranaense foi selecionada pela Fundação Lemann e pelo MIT, por meio do Desafio Aprendizagem Criativa Brasil 2017.

Oito projetos brasileiros foram escolhidos para participar do acompanhamento e aprimoramento com técnicos do MIT.

Durante o mês de maio, o diretor de Políticas e Tecnologias Educacionais (DPTE) da Secretaria da Educação, Eziquiel Menta, participará de cursos de aprendizagem criativa e inovação educacional na instituição norte-americana. “Esses estudos vão contribuir para trazermos novos conhecimentos e experiências para aplicar no SEEDLab que está em fase de implementação”, explicou Eziquiel, idealizador do projeto no Paraná.

PROJETO – O SEEDLab tem como objetivo a implantação de laboratórios de fabricação digital na Secretaria de Estado da Educação e em outros polos do Estado. Os Laboratórios de Fabricação (FabLab, na sigla em inglês) serão abertos uma vez por semana para escolas e comunidade. “Os laboratórios vão disponibilizar impressoras 3D, cortadoras a laser, equipamentos de robótica para que os visitantes desenvolvam seus próprios projetos e contribuam para criar uma cultura de inovação, criatividade e fortalecimento do movimento maker (faça você mesmo) no Paraná”, disse Eziquiel.

A proposta pretende desenvolver atividades que possibilitem a resolução colaborativa de problemas, a experimentação, o desenvolvimento tecnológico e o compartilhamento de conhecimento. 

O público-alvo do projeto é formado por estudantes do ensino fundamental e médio, professores, coordenadores pedagógicos e diretores das escolas da rede estadual de ensino, além de membros da comunidade escolar.