Secretaria da Educação abre as inscrições de processo seletivo para Diretor Formador

A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) abriu o processo seletivo para os gestores escolares que desejam concorrer às vagas de formadores do programa Diretor Formador. Para se inscrever, o candidato deve preencher o formulário online, disponível na página do programa, a partir desta quinta-feira (15) e até a próxima terça-feira (20). A oferta é de até 300 vagas, que serão preenchidas conforme as necessidades pedagógicas, além da formação de Cadastro Reserva.

Lançado em 2023, o programa visa proporcionar a oportunidade de formação continuada aos gestores da rede, na qual diretores atuam como instrutores entre seus pares, com foco na troca de experiências e na efetivação de ações oriundas de práticas pedagógicas.

Entre as atribuições do Diretor Formador estão o planejamento e efetivação de ações de instrução, acompanhamento e orientação dos diretores participantes do curso de formação por meio das plataformas Google Meet e Google Classroom, além da participação em encontros virtuais com técnicos dos Núcleos Regionais de Educação (NRE) e de feedbacks sobre as atividades desenvolvidas.

“A formação continuada é uma forma de manter nossos profissionais atualizados com as melhores práticas de gestão do ensino”, afirma o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda. “Quando essa formação é realizada entre pares, temos o benefício adicional da troca de experiências entre os gestores, além do aprimoramento da qualidade da educação do Paraná”.

SELEÇÃO – Para participar do processo seletivo, o candidato deve ser servidor do Quadro Próprio do Magistério (QPM), do Quadro de Funcionários da Educação Básica (QFEB) ou do Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE) e estar em efetivo exercício nos cargos de diretor ou diretor auxiliar, com carga horária de 40 horas semanais, em instituições regulares de ensino da rede pública estadual. Os demais requisitos e informações detalhadas podem ser conferidos no edital de divulgação do certame.

Além disso, o candidato deverá produzir um vídeo apresentando sua formação e trajetória profissional e detalhar práticas e ações pedagógicas desenvolvidas em sua gestão. O vídeo, que deve ser anexado ao formulário de inscrição, será avaliado e a ele será atribuída uma pontuação de zero a 10. Será considerado classificado o candidato que atingir pontuação superior a 6, bem como atender a todas as exigências previstas no edital.

O resultado final será divulgado em 19 de fevereiro, na página do programa, e o início das atividades está previsto para abril deste ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *