Auto de Reis começa pelo Fazendinha com entrega de presentes para 200 crianças
As apresentações do Auto de Reis, idealizadas pelo prefeito Rafael Greca, começaram na manhã desta quinta-feira (3/1) pela Rua da Cidadania do Fazendinha. Na festa, 200 crianças atendidas pela Fundação de Ação Social (FAS) receberam presentes e conheceram um pouco mais da tradição do Dia de Reis, celebrado em 6 de janeiro.
A primeira-dama Margarita Sansone representou o prefeito Rafael Greca, que se recupera de uma cirurgia.
“O Natal não acaba no dia 25 de dezembro. Ele continua até o dia em que os três reis magos do Oriente encontraram a sagrada família em Belém e puderam entregar presentes para o recém-nascido Menino Jesus. É esse acontecimento que estamos lembrando aqui”, contou Margarita. “O prefeito, meu marido, pediu que eu contasse essa história para vocês e trouxesse um grande abraço e muito carinho, ele ainda não pode estar aqui para entregar”, completou.
Até quarta-feira (9/1), o Auto de Reis passará por todas as dez regionais da cidade, com a entrega de presentes para duas mil crianças (programação abaixo). Outras 19 mil receberão os presentes nas unidades próprias e conveniadas da FAS onde estão cadastradas.
No Fazendinha
Acompanhadas de pais e avós e supervisionadas por técnicos da FAS, crianças de 6 a 10 anos de idade participam das atividades na Rua da Cidadania do Fazendinha. “Acho que eles não vão querer ir embora” disse a auxiliar de serviços gerais Cilene de Souza, que levou os filhos Emanuelly, de 3 anos, e Luiz Fernando, de 10, para se divertir no local. A família mora no Parolin.
A impressão era a mesma da também auxiliar de limpeza Mirian dos Anjos. Ela é avó de Gabriel, de 9 anos, e de Érica, de 4, que foi brincar usando o vestido da personagem Branca de Neve. Companheira dos netos, Mirian estava interessada em aprender a jogar trilha com as crianças. “É importante participar e mostrar coisas novas e bonitas para as crianças”, disse ela. A família é acompanhada no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Fazendinha.
Espetáculo inédito
Depois de brincar, crianças e adultos assistiram à primeira das dez apresentações que o grupo Rosa Armorial fará nas Ruas da Cidadania até quarta feira (9/1). Elas se acomodaram nas 250 cadeiras colocadas no corredor da Rua da Cidadania, de frente à árvore de Natal.
A árvore funcionou como pano de fundo para o palco onde nove músicos e atores apresentaram o Reisado Curitibano e saudaram Nossa Senhora da Luz, padroeira da cidade. Com nove minutos de duração, o evento foi concebido a partir do roteiro feito por Greca e dirigido pela musicista Marcela Zanetti. O espetáculo foi especialmente criado para o evento.
Giselle Silvério Paes e a mãe, Altair, estavam na plateia. “Ela não é criança, mas é como se fosse”, disse Altair sobre a filha de 33 anos, que tem necessidades especiais e ficou entusiasmada com o espetáculo e a entrega de presentes para as crianças.
Participaram do evento o vice-prefeito, Eduardo Pimentel; as presidentes da FAS, Elenice Malzoni, e da Fundação Cultural, Ana Cristina de Castro; o vereador Thiago Ferro; o líder comunitário Édson do Parolin; o administrador regional do Portão, Gérson Gunha; o presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Marino Galvão Júnior; a assessora dos Núcleos Regionais da FAS, Veranice Hayashida; e a banda Lyra Curitibana.