Copel regulariza cabos de telefonia em Curitiba
A Copel começa, nesta sexta-feira (03), uma nova etapa da operação para regularizar cabos de telecomunicações instalados em postes de energia em Curitiba. A ação será realizada na Rua Emiliano Perneta – entre as ruas Lamenha Lins e Visconde de Nácar – e na Rua Visconde do Rio Branco, próximo à Alameda Carlos de Carvalho. O trabalho segue até as 17h.
Uma inspeção visual feita pela Copel na região identificou várias irregularidades nos cabos de telefonia que compartilham espaço nos postes de energia da Companhia. Foram encontrados cabos baixos, desativados, rompidos e não identificados, além de acessórios sem uso. Ao todo, sete empresas foram notificadas a regularizar sua fiação.
“As operadoras que compartilham espaços nos postes precisam manter seus cabos organizados”, explica o superintendente de engenharia de expansão, Fernando Gruppelli Jr. “Por sua vez, visando a segurança das pessoas, a Copel vai retirar os cabos que estiverem em condição irregular ou que ofereçam risco à população.”
NOTIFICAÇÃO – Em 13 de novembro de 2016 a Copel realizou uma obra na região do Batel que exigia acompanhamento e regularização por parte das operadoras de telefonia. A primeira notificação sobre esta obra foi enviada às empresas em setembro de 2015, mais de um ano antes da realização do serviço. Como as empresas não regularizaram seus cabos, em janeiro de 2017 a Companhia informou às empresas sobre a ação e concedeu mais um prazo de 30 dias para que elas organizem os próprios cabos.
Caso as operadoras de telecomunicações não cumpram com sua parte, as equipes da Copel vão retirar os cabos de telefonia, internet e dados que estiverem pendurados, caídos ou com algum tipo de irregularidade que represente risco de acidentes. A Copel orienta clientes que tiverem o serviço de telefonia ou internet interrompidos por conta da operação a procurarem o atendimento da empresa responsável.
COMPARTILHAMENTO – A Copel é proprietária da grande maioria dos postes de Curitiba. No entanto, há um convênio de compartilhamento dessas estruturas com as operadoras de telefonia e dados. Cada empresa é responsável pela manutenção da estrutura de sua propriedade. Sempre que são executadas obras na rede de energia, a Copel informa com antecedência as empresas responsáveis para que possam evitar a interrupção de serviços.
Em caso de ausência das empresas, as equipes da Copel amarram os cabos e, em seguida, notificam a operadora. Em situações de risco à população, a Copel secciona e retira o cabo irregular, o que pode causar interrupção de serviço de telefonia e internet para alguns clientes.
Todos podem ajudar a fiscalizar a situação dos cabos, denunciando instalações inadequadas ou que ofereçam risco. Como a maioria das pessoas não sabe a diferença entre cabos de energia e de telefonia, em caso de cabos caídos ou pendurados a Copel orienta a população a jamais tocá-los e a avisar imediatamente a Companhia pelo telefone 0800 51 00 116.