Mulheres em Ação: Evento divulga serviços públicos de segurança para mulheres e meninas

Nesta quinta-feira 6 de março, das 14 às 17 horas, o calçadão da Praça Rui Barbosa, no Centro de Curitiba, será palco da terceira edição do evento Mulheres em Ação – uma exposição informativa de serviços públicos voltados à população feminina, com foco na segurança e na proteção de mulheres e meninas.

Com inspiração na teoria de policiamento comunitário, representantes de diversas instituições convidarão as transeuntes a conhecerem e utilizarem os serviços públicos, transmitindo orientações, esclarecendo dúvidas, praticando a escuta ativa, a fala empática e o diálogo.

Quem passar pela praça terá a oportunidade de conversar com policiais civis, militares, científicos e penais, bombeiras militares, guardas municipais, promotora de Justiça, servidoras do Judiciário e voluntárias da segurança pública sobre os seguintes temas: violência doméstica, física, moral e psicológica; abuso sexual, importunação, assédio, estupro, feminicídio, perseguição insidiosa (stalking), estelionato sentimental, segurança da mulher no trânsito e no lar, boletim de ocorrência, medida protetiva, botão do pânico, sinal vermelho, abrigo de passagem, documentos, defesa civil, autodefesa, saúde mental, bafômetro e prevenção de sinistros.

Conseg Mulher – Em sua terceira edição, o evento Mulheres em Ação é idealizado pelo Conseg Mulher, grupo que congrega mulheres atuantes em Conselhos Comunitários de Segurança. É realizado anualmente no Mês da Mulher em parceria com órgãos de segurança pública, da Prefeitura, do Governo do Estado e do sistema de Justiça.

A Polícia Civil do Paraná estará representada pela Delegacia da Mulher, delegadas e agentes dos Distritos Policiais da Capital, Nuciber (Núcleo de Combate a Cibercrimes), Nucria (Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente), Denarc (Divisão de Narcóticos), Decrisa (Delegacia de Repressão a Crimes contra a Saúde), Cope (Centro de Operações Policiais Especiais), Instituto de Identificação, Setor de Vulneráveis da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa, GOA (Grupamento de Operações Aéreas) e exposição de armamentos.

A Polícia Militar do Paraná participará com a Patrulha Maria da Penha do 1º Comando Regional, 12º Batalhão, Companhia Independente de Operações com Cães, Regimento de Polícia Montada (Cavalaria), BPTran (Batalhão de Polícia de Trânsito), Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), Cirocam (Companhia Independente de Rondas Ostensivas com Motocicletas) e Corp (Companhia Operacional de Recobrimento Preventivo).

A Guarda Municipal estará presente com a Patrulha Maria da Penha, Cão Amigo, Grupo Tático de Motos, Núcleo
Regional Matriz, Centro de Formação e Defesa Civil.

O evento contará ainda com representações da Casa da Mulher Brasileira, Corpo de Bombeiros Militar, Museu Forense da Polícia Científica, Centro de Integração Social da Polícia Penal, Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça, Promotoria de Justiça de Enfrentamento à Violência Doméstica Contra a Mulher do Ministério Público Estadual, Centro de Políticas sobre Drogas e Centro Estadual dos CONSEGs da Secretaria Estadual da Segurança Pública, Grupo Centro Seguro, Movimento Contra a Perturbação do Sossego, Secretaria Municipal da Mulher e Igualdade Étnico-Racial, Secretaria Estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa.

Na oportunidade, a Regional Matriz da Prefeitura de Curitiba distribuirá livros e poesias da Fundação Cultural, bem como mudas de árvores e flores do Horto Municipal. Prestará informações sobre os serviços da Fundação de Ação Social (FAS). Também será lançada uma campanha de incentivo à participação feminina em Conselhos Comunitários de Segurança, com apoio de CONSEGs de bairros da Capital parceiros do CONSEG Mulher.

Valéria Prochmann

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *