Orquestra Sinfônica do Paraná abre o 2º Festival de Ópera do Estado
A Orquestra Sinfônica do Paraná, sob regência de Stefan Geiger – maestro titular da OSP em 2016 – apresenta em 12, 13 e 14 de novembro, em Curitiba, a ópera Freischütz (O Franco Atirador), de Carl Maria von Weber. Os concertos serão no auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão), às 20h30 nos dias 12 e 14 e às 18h no dia 13. Ingressos a R $20,00 e R$ 10,00.
FREISCHÜTZ – Esta montagem terá as participações de Ricardo Castro (tenor), Luciana Melamed (soprano), Axel Wolloscheck (barítono), Marcelo Dias (baixo), Ana Paula Machado (soprano), Norbert Steidl (barítono alto), Bruno Spadoni (baixo) e Lester Baldini (barítono). Inclui ainda a participação do Coral Masculino Ottava Bassa, sob a regência de Alexandre Mousquer, e também da regente Helma Haller.
HISTÓRIA – O compositor alemão Carl Maria von Weber foi o primeiro a levar à ópera os motivos folclóricos germânicos, na lenda e na música. O libreto da ópera Der Freischütz (O Livre ou O Franco Atirador) é de autoria de Friedrich Kinde e baseou-se num conto de Apel e Laun, do livro de contos fantasmagóricos Gespensterbuch.
A história de Der Freischütz, cujo título inicial era “A Noiva do Caçador”, tem semelhança com a lenda de Fausto, outro argumento nacional alemão de origem imemorial. Em Freischütz, Fausto tentado pelo demônio é Max, o caçador, o guarda-florestal que, para ter direito de suceder ao chefe e casar-se com a filha dele, faz um pacto com Samiel, o Espírito Negro da Floresta, o próprio Satã. Para este pacto, Samiel o fará vencer o concurso de tiro com projéteis infalíveis, resultado de magia.
A montagem da ópera Freischütz é uma realização do Centro Cultural Teatro Guaíra com apoio da Copel.
FESTIVAL DE ÓPERA – De 16 a 27 de novembro acontecem récitas, seminário e cursos de temas ligados à ópera. A programação inicia com o 1º Seminário Brasileiro de Canto, de 16 a 18, no Miniauditório, das 9 às 12h, com entrada gratuita. Nestes mesmos dias, no período da tarde, das 14h às 17h, haverá o Curso para Coro Operístico, na sala 300, no prédio do Centro Cultural Teatro Guaíra (entrada pela rua Amintas de Barros). Entrada gratuita, mediante inscrição.
Nos dias 24 e 25, será o Masterclass de Canto, das 9h às 12h, no Miniauditório, também é gratuito mediante inscrição.

