Paiol Digital desponta como a vitrine da inovação em Curitiba

O prefeito Rafael Greca afirmou, nesta terça-feira (27/11), que o Paiol Digital se consolidou em 2018 como a grande vitrine das inovações desenvolvidas em Curitiba. “Iniciativas inovadoras, que ajudam a mudar a vida da população, estão no DNA curitibano. Os exemplos apresentados neste fórum de ideias, no pioneiro Teatro do Paiol, só confirmam esta tradição, iniciada com a criação da primeira universidade do Brasil”, disse.

Ao abrir a sexta edição do evento, Greca fez questão de dividir com o público presente ao Paiol Digital o prêmio de cidade inovadora concedido, no início deste mês, durante o Smart City Expo World Congress, em Barcelona (Espanha). “Curitiba está entre as seis melhores cidades do mundo em projetos de sustentabilidade urbana, segundo World Smart City Awards, a maior premiação internacional de cidades inteligentes”, contou ele.

Inovações na medicina e na mobilidade, as novidades do Smart City Expo Curitiba 2019 e a “evolução” dos coworkings foram os temas da edição de novembro do Paiol Digital. O evento gratuito é promovido pelo Vale do Pinhão, o movimento da Prefeitura e do ecossistema para incentivar ainda mais o ambiente da inovação da cidade. 

O Paiol Digital foi aberto pelo médico João Vítola, um dos mais importantes especialistas em cardiologia do país. Diretor-geral da Quanta Diagnóstico e Terapia, ele detalhou como o centro médico curitibano é referência nacional em “saúde 4.0” na área de pesquisas de diagnóstico de doenças cardiovasculares. “Nosso Departamento de Inovação tem realizado pesquisas e estudos para novos protocolos nos tratamentos cardiológicos, que estão permitindo trazer recursos de instituições internacionais para Curitiba. Entre elas a Agência Internacional de Energia Atômica da Organização das Nações Unidas (AIEA) e a Sociedade Americana de Cardiologia Nuclear”, observou ele, que também é presidente da Sociedade Paranaense de Cardiologia (SPC).

Gustavo Araújo, um dos fundadores do espaço Distrito, explicou como o hub, uma espécie de “comunidade” de startups residentes no local, virou referência em inovação no Brasil. Com sede em São Paulo e filial em Curitiba, no novo prédio da FAE Business School, o Distrito oferece área de coworking, assessoria jurídica, gerenciamento financeiro, palestras, acesso a investidores-anjo e o chamado “matchmaking”, para a aproximação entre novos empreendedores e grandes empresas. “Tínhamos que estar em Curitiba, pois a cidade conta hoje com um dos ambientes mais inovadores do Brasil, com várias startups ganhando escala global”, justificou.
 

Smart City Expo Curitiba 2019
O diretor de novos negócios da curitibana iCities, Roberto Marcelino, apresentou as novidades do Smart City Expo Curitiba 2019, maior evento de cidades inteligentes do mundo. Chancelado pela Fira Barcelona Internacional (consórcio público espanhol formado pela Prefeitura de Barcelona, Governo da Catalunha e Câmara de Comércio de Barcelona), o evento da capital é organizado pela iCities, com apoio da Prefeitura e do Vale do Pinhão, e irá ocorrer nos dias 21 e 22 de março de 2019.

Silvia Barcik, diretora executiva do Instituto Renault, mostrou os projetos desenvolvidos pela instituição nas áreas de capital humano, sustentabilidade social e mobilidade. Um dos destaques citados foi o Renault Experience, um programa de inovação e empreendedorismo, desenvolvido em parceira com a aceleradora Hotmilk da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), que incentiva estudantes universitários a criarem startups e soluções voltadas à mobilidade e segurança no trânsito.

O Paiol Digital Episódio VI foi organizado pela Agência Curitiba, órgão ligado à Prefeitura e responsável pelo fomento do Vale do Pinhão, com o apoio da Fundação Cultural. O evento foi aberto pelo músico Paulo Vítola, que apresentou canções dedicadas à Curitiba e que fizeram parte do show "Cidade Sem Portas", que teve estreia no Teatro do Paiol em 1972.

Também participaram do Paiol Digital a secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak; e o assessor de Relações Internacionais, Rodolpho Zannin Feijó.