Agosto Lilás: Estado orienta servidores sobre combate à violência contra a mulher

A Casa Civil do Governo do Estado promoveu, nesta sexta-feira (29), um encontro em alusão ao Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e ao combate à violência contra a mulher. O evento, realizado no Salão de Atos do Palácio Iguaçu, reuniu autoridades, servidores do Poder Executivo e especialistas em torno de debates sobre prevenção, acolhimento e enfrentamento da violência de gênero.

“O Agosto Lilás é mais do que um calendário de atividades, é um compromisso em unir forças pelo enfrentamento à violência contra a mulher. Essa iniciativa demonstra a seriedade e a sensibilidade com que tratamos o tema, reforçando que somente com diálogo, informação e ação integrada conseguiremos transformar essa realidade e garantir proteção e dignidade às mulheres paranaenses”, destacou o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega.

A abertura contou com a participação da secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, que defendeu maior equidade de gênero dentro da política e ressaltou a necessidade de ações efetivas do poder público. Ela também destacou, entre outras ações, a construção de 30 novas Casas da Mulher Paranaense, fruto de um investimento de R$ 64,5 milhões. O objetivo é capilarizar os serviços de fomento ao protagonismo feminino.

Também participaram a superintendente-geral de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado, Keli Guimarães, o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, a diretora de Gestão Técnica da Casa Civil (DGT), Luciana Azevedo, e a primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa.

A primeira-dama reforçou a importância da transformação social por meio de mudanças internas na própria gestão pública. Ela destacou o Projeto Mandala, iniciativa da Casa Civil que busca alinhar ações de sustentabilidade aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“A mudança que a gente exige da sociedade precisa começar em cada um de nós. Eu percebi nos elevadores e nos banheiros do Palácio cartazes de orientação sobre violência, fruto do Projeto Mandala. Isso é gratificante, porque para transformar o mundo à nossa volta precisamos começar dentro de casa e no nosso trabalho. Nós temos que ser o exemplo”, disse.

Servidores do Estado também participaram de capacitações com palestras e apresentações. A chefe da Divisão de Polícia Especializada das Mulheres, delegada Luciana Novaes, apresentou dados sobre o contexto cultural e institucional do atendimento às vítimas de violência. “Nós não somos expectativas sociais, nós somos quem queremos ser”, resumiu.

O coronel Dalton Gean Perovano, coordenador do Programa Mulher Segura da SESP, também falou sobre os resultados do programa, com destaque para a iniciativa “De Homem para Homem”, voltada à prevenção do feminicídio.

Segundo a diretora de Gestão Técnica da Casa Civil, Luciana Azevedo, a programação reforça o compromisso do Estado em promover igualdade e garantir proteção. “O Agosto Lilás nos lembra que combater a violência contra a mulher é uma responsabilidade de toda a sociedade. Este encontro reforça o compromisso do Paraná com a construção de um futuro mais justo, seguro e equilibrado”, afirmou.

As ações do Agosto Lilás seguirão sendo trabalhadas internamente pelo Governo do Estado durante o mês de setembro, reafirmando o compromisso institucional com a redução das desigualdades e o fortalecimento das políticas de equidade de gênero.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *