Bonde Urbano Digital estreia com viagens em dois horários e interesse alto da população

O primeiro dia de operação do Bonde Urbano Digital (BUD) marcou mais um passo importante no projeto de modernização do transporte coletivo da Região Metropolitana de Curitiba. Após a viagem inaugural realizada com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior, a tecnologia inédita na América do Sul iniciou nesta quarta-feira (10) sua fase inicial de testes com passageiros.

Nas primeiras viagens desta quarta-feira, 40 passageiros utilizaram o BUD, número compatível com o início da fase de testes e com os horários programados desta etapa inicial. O veículo, que tem capacidade para até 280 passageiros, está operando com fluxo controlado justamente para permitir o acompanhamento técnico e os ajustes necessários antes da operação plena.

Nessa etapa inicial, o BUD está operando em dois horários – 10h15 e 14h15 – no trecho entre o Terminal São Roque, em Piraquara, e o Parque das Águas, em Pinhais. Mesmo em modo experimental, o sistema chamou atenção pela estabilidade, conforto, tecnologia embarcada e acessibilidade, garantindo uma experiência diferenciada aos usuários.

“Passageiros que participaram das primeiras viagens elogiaram a modernidade do veículo, seu baixo ruído e a suavidade do deslocamento”, afirma Gilson Santos, diretor-presidente da Agência de Assuntos Metropolitanos (Amep).

A expectativa é que, a partir do dia 20, o BUD passe a operar seu itinerário completo, conectando o Terminal São Roque ao Terminal Central de Pinhais. As equipes estaduais e municipais trabalham na finalização das obras de adequação da via no trecho final da rota, última etapa necessária para liberar a operação em sua totalidade. Também serão duas viagens por dia.

Com isso, o BUD se consolida como uma alternativa moderna, sustentável e acessível para os usuários que se deslocam diariamente entre Piraquara e Pinhais, fortalecendo o transporte coletivo metropolitano e posicionando o Paraná como referência nacional em inovação na mobilidade urbana.

TECNOLOGIA – Com tecnologia de ponta, o BUD é um veículo 100% elétrico, com 30 metros de comprimento, ar-condicionado e operação bidirecional. Ele atinge velocidade de até 70 km/h, superior à dos ônibus convencionais, e possui vida útil estimada em 30 anos. Equipado com sensores, radares, câmeras e sistemas de orientação autônoma, o BUD conta com proteção eletrônica ativa e monitoramento constante, garantindo segurança ao compartilhar a via com carros, motos, caminhões e ônibus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *