Edital da construção do Viaduto da Esperança, em Cambé, será publicado em outubro
O Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), vai publicar nos próximos dias o edital de licitação para a construção do Viaduto da Esperança, em Cambé, no Norte do Paraná. O anúncio foi feito pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, o secretário estadual da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, e o prefeito de Cambé, Conrado Scheller, durante um encontro da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), em Londrina.
A estrutura vai ficar no cruzamento da Avenida da Esperança com a BR-369. Ele deve ter formato parecido com o Bratislava, com cerca de 1 quilômetro de extensão, além de vias marginais. O orçamento ainda é sigiloso porque o edital será lançado em Contratação Integrada.
Ao todo, mais de 30 mil veículos e caminhões pesados trafegam pelo trecho diariamente, entre Londrina, Rolândia e Arapongas, além de ser a principal ligação entre as duas regiões de Cambé, dividindo a cidade de 100 mil habitantes ao meio.
“Estamos com um bom relacionamento com os municípios, resolvendo problemas históricos como o da Avenida da Esperança. É uma obra que vai atender não só a população de Cambé, mas também Londrina, Rolândia e Arapongas, beneficiando milhares de pessoas que trabalham nas indústrias da região. Fizemos o Viaduto do Bratislava, o da PUC em Londrina, temos essa licitação agora e também queremos fazer o Viaduto do Grêmio, para fechar esse entroncamento entre as cidades, que vai dar mais segurança e mobilidade para toda a região”, afirmou o governador.
O Viaduto da Esperança é um sonho antigo da população de Cambé e de cidades vizinhas que trafegam pela rodovia,. Ele vai gerar mais fluidez e segurança viária para todos. Como a BR-369 pertence à União, era necessária uma autorização do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para que o processo tivesse continuidade, o que ocorreu em 25 de agosto.
“Esse é mais um anúncio importante para a região Norte. Trabalhamos muito em cima desse projeto, feito pela prefeitura, e nos próximos dias vamos publicar o edital. Continuamos com obras de mobilidade em todas as regiões”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.
De acordo com o prefeito de Cambé, Conrado Scheller, a obra vai dar um fluxo mais tranquilo aos veículos e pedestres que passam pela região. “A BR-369 atravessa pelo meio da cidade, então quem precisa atravessar neste trecho encontra hoje uma grande dificuldade. Nós conseguimos solucionar um problema parecido com a obra do Viaduto do Bratislava e esperamos, com esta intervenção, transformar Cambé mais uma vez”, disse.
O projeto do Viaduto da Esperança foi elaborado por meio da metodologia BIM (Building Information Modeling). Amplamente utilizada em outros projetos do Governo do Estado, ela faz a projeção da obra em 3D, simula o andamento das intervenções ao longo do tempo e é capaz de orçar materiais com maior precisão, além de prever diferentes soluções para as obras a partir da fase de projeto e prevenir possíveis erros na fase de execução.