Estado busca no Japão novas referências para políticas de cuidado à pessoa idosa

Com foco em ampliar e qualificar as políticas públicas voltas à população idosa, a secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, inicia nesta quarta-feira (03) uma missão oficial ao Japão. A viagem faz parte da cooperação técnica entre o Governo do Paraná e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa, que conta com apoio do Fundo Especial do Japão.

O objetivo é trazer referências de políticas bem-sucedidas para subsidiar novas ações no Estado diante do acelerado processo de envelhecimento populacional. A agenda começa nesta quarta-feira (3) e segue até o dia 15 de setembro, com atividades em Tóquio e Shizuoka, para conhecer experiências inovadoras em cuidado comunitário, prevenção de demências, apoio a cuidadores e promoção do envelhecimento ativo.

Em agosto, o governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve nos Estados Unidos para receber, oficialmente, na Organização Mundial da Saúde, o título de Estado Amigo da Pessoa Idosa. O documento é um reconhecimento do compromisso do Paraná com políticas públicas e  a construção de uma rede de cuidado e respeito ao envelhecimento ativo e saudável.

Segundo Leandre, a missão permitirá ampliar ainda mais o olhar sobre soluções que unem inovação, tradição e cuidado humano. “O Japão é um exemplo mundial de respeito às pessoas idosas e tem uma experiência única no enfrentamento do envelhecimento populacional. Nossa intenção é aprender com essas políticas e adaptá-las à realidade do Paraná, fortalecendo a rede de apoio às pessoas idosas e seus cuidadores”, disse a secretária.

Na programação, estão previstas visitas à prefeitura de Shizuoka, ao Ando Children’s Hall, ao Senior Employment Center e ao Centro de Cuidados à Demência, referência em inclusão social e apoio a familiares. Já em Tóquio, a secretária terá encontros com representantes do Governo Metropolitano, da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), além de conhecer iniciativas comunitárias como a clínica domiciliar Yushokai e o centro de cuidados Katarai No Ie.

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL – Com o selo de Estado Amigo da Pessoa Idosa, o Paraná passa a fazer parte de um grupo de países, estados e cidades reconhecidos pela eficiência dos seus programas e experiências para tornar os ambientes urbanos mais acolhedores, seguros e acessíveis para todas as idades.

O reconhecimento ao Paraná é inédito na América do Sul. Até então, apenas estados e províncias do México, Japão, Austrália e Canadá, além de cidades, tinham se tornado elegíveis para integrar o grupo.

A conquista aconteceu após o Paraná desenvolver a maior rede de programas para idosos do Brasil. Entre projetos pioneiros estão o Casa Fácil Paraná Terceira Idade, de subsídio para custear o valor dos imóveis para idosos com renda de até quatro salários-mínimos; o programa Viver Mais Paraná que implementa condomínios habitacionais específicos para a terceira idade; a Caderneta da Saúde da Pessoa Idosa, encontrada em todas as unidades de saúde do Estado, onde são registradas informações sobre fragilidade, vulnerabilidade social, nível de dependência e autonomia, garantindo atendimento qualificado.

O Estado também instituiu a lei de gratuidade em viagens intermunicipais para pessoas com 65 anos ou mais, garantindo cotas de passagens gratuitas e com 50% de desconto. Além disso, o programa Viaja Mais 60 oferece roteiros turísticos acessíveis e seguros, enquanto os Jogos da Terceira Idade (JIIDOS) promovem atividades esportivas adaptadas, estimulando o envelhecimento ativo e a socialização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *