Na posse de vice-reitora, Piana diz que UTFPR é essencial na formação de trabalhadores

O governador em exercício Darci Piana participou nesta segunda-feira (30) da posse da vice-reitora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Vanessa Ishikawa Rassoto, e destacou a importância da instituição centenária na formação de trabalhadores capacitados no Estado. Fundada em 1909 como Escola de Artífices e Aprendizes do Paraná, a UTFPR celebra, em 2025, os 20 anos como a primeira universidade tecnológica do Brasil.

A universidade é, hoje, uma das maiores instituições multicâmpus do país. Ela conta com 13 câmpus espalhados pelo Paraná e tem mais de 34 mil alunos em 110 cursos de graduação e 80 programas de mestrado e doutorado. É também a universidade com o maior número de vagas públicas nos cursos de engenharia no Brasil e mantém forte atuação na internacionalização do ensino, da pesquisa e da inovação, com 107 acordos vigentes com instituições de diversos países.

“O Paraná tem muito a agradecer à UTFPR por tudo o que essa instituição faz em benefício do Estado. São mais de 34 mil alunos nas 14 regionais existentes no Paraná, e isso nos orgulha porque a instituição forma uma mão de obra excepcional, altamente qualificada, para o Estado”, afirmou Piana. “Quero desejar ao reitor e à vice-reitora uma ótima gestão a esta universidade, que eles cumpram essa missão extraordinária de qualificar o povo do Paraná”.

Vanessa Ishikawa Rassoto, que foi eleita para o cargo de vice-reitora para o mandato de 2025-2028, ao lado do reitor Everton Lozano, também destacou o trabalho da instituição na formação de mão de obra capacitada para a indústria. “Temos uma grande trajetória enquanto universidade tecnológica, que começou com a Escola de Artífices e Aprendizes, em 1909. Vamos completar, neste ano, 20 anos como universidade, com um trabalho que sempre foi muito marcado pela parceria com a indústria”, disse Vanessa.

“Nesses anos, os reitores que passaram por essa instituição atuaram fortemente para regionalizar o ensino, com sedes em diversas regiões do Paraná. São 13 câmpus em todo o Estado”, citou a vice-reitora. Além da sede, no Centro de Curitiba, a UTFPR também conta com outro câmpus na Capital e nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Toledo e Santa Helena.

Além da vice-reitora, também tomou posse nesta segunda-feira o diretor-geral do Câmpus Curitiba da UTFPR, o professor Paulo Daniel Batista de Souza, que ficará no cargo entre 2025 e 2029.

PRESENÇAS – Também participaram da solenidade os secretários estaduais da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona; da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani; e da Administração e da Previdência, Luizão Goulart; a reitora em exercício da UFPR, Camila Fachin; o deputado estadual Luiz Nishimori e demais autoridades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *