ParCão é inaugurado em Pinhais

Neste domingo (1º) foi inaugurado o ParCão de Pinhais. Muitas famílias compareceram e levaram os pets para aproveitar o ambiente, que está localizado às margens do Rio Atuba, no Parque Linear.

O espaço conta com 10 mil metros quadrados e tem ambiente privativo para recreação de cães com pista de agility com mais de 20 obstáculos, entre eles: gangorras, baliza, rampas, obstáculos de salto, túnel e outros. O ParCão foi projetado para garantir a segurança, visto que a área de recreação dos cães é cercada. Além disso, o local conta com bebedouro canino e estrutura exclusivamente para o lazer da família, com recreação infantil, bancos em formato de osso e amplo espaço verde com árvores e jardinagem.

Ao longo do dia, moradores de diversas localidades vieram prestigiar o ParCão. Marcelo De Felice veio de Curitiba com o grupo CWB Golden para aproveitar a novidade. “Pra mim que tenho o Bento, achei ótima a iniciativa, porque é um lugar em que eu posso soltar ele, ficar tranquilo e tem vários brinquedos para se divertir”.

Durante a solenidade de abertura, a prefeita Marli Paulino lembrou que aquela área era antigamente de ocupação irregular, e que as famílias foram remanejadas para locais de moradia adequada. Além disso, a prefeita salientou que o ParCão foi construído com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente. “Construímos este espaço pensando nos pets, que hoje fazem parte das famílias. Utilizamos recurso do Fundo do Meio Ambiente, que só pode ser destinado para ações relacionadas a projetos desta pasta. Além disso, todos esses brinquedos e circuitos que vocês estão vendo são exclusivos, foram construídos pelos funcionários da Secretaria de Meio Ambiente”.

Ainda no discurso de abertura, o deputado federal Luizão Goulart, lembrou que a prefeitura tem se empenhado para fazer diversas obras, que continuam mudando a cara da cidade. “Este é um projeto antigo que foi colocado em prática na gestão da prefeita Marli Paulino. A Prefeitura tem revitalizado às margens dos rios e criado espaços de convivência como este que inaugura hoje. São obras importantes e quem ganha é a população”, salientou.

Também participaram da abertura a vice-prefeita Rosa Maria; o presidente da Câmara, Vereador Marcinho; o diretor de Gestão e Escola de Trânsito, Mario Marques Guimarães Neto, representando o governador Carlos Massa Ratinho Junior; Gilson Santos, presidente da Comec; os vereadores Leandro, Arnaldo do Vizinho Solidário, Pioco, Filho, Airton; a secretária de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilhéu; a secretária de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho; a secretária de Educação, Andrea Franceschini; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Emerson Santana Bento; a secretária de Assistência Social, Rosângela Batista Duarte; o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Elom Thiago; o secretário de Finanças, José Martins; o presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Pinhais, Ivaldo de Sá Barreto e a diretora da Divisão de Bem Estar Animal, Daniele Guimarães.

Durante o dia diversas atividades programadas, como o concurso de menor, maior e mais carismático cão movimentou os presentes. O Detran-PR participou com a campanha de Educação para o Trânsito, com atenção especial às ocorrências de atropelamentos de animais. Além disso, foi realizada apresentação da Banda da Polícia Militar, feira de adoção, microchipagem, campanha de Educação para Guarda Responsável e apresentação dos cães de adestramento do Batalhão de Operações Especiais – Bope.

O evento contou com o apoio das empresas Special Dog, Agropecuária Gota D’Água e Pet Shop Belo Trato, que doaram ração para o Banco de Ração Municipal, além de brindes que foram distribuídos durante o dia.