RMC

Samu completa um ano e cinco meses de funcionamento em Tamandaré

(Foto: PMAT)

Mais de 5 mil pacientes, entre atendimentos primários e transferências hospitalares, foram atendidos pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel a Urgências e Emergências) de Almirante Tamandaré desde a inauguração no dia 18 de junho de 2018. O atendimento é feito fora do ambiente hospitalar podendo ser desde um auxílio médico até o envio de uma viatura de suporte básico ou avançado para manter a vida ou reduzir as chances de sequelas dos pacientes.

O SAMU é a porta aberta para os hospitais da Grande Curitiba. Ele atende os municípios de Almirante Tamandaré (sede), Itaperuçu,Rio Branco do Sul, Adrianópolis, Cerro Azul, Tunas do Paraná e Doutor Ulysses. O serviço funciona 24 horas por dia com a missão de salvar vidas. Vale ressaltar que traumas (acidentes de trânsito, por exemplo) são atendidos prioritariamente pelo Siate (Serviço Integrado de Atendimento a Traumas e Emergências).

Precisando do SAMU, ligue 192. O sistema é gerenciado pelo governo do Estado através de ligação telefônica e interligação de rede. A manutenção do prédio e das viaturas do SAMU é de responsabilidade do Município.